Back to top

[Resenha] Se Eu Ficar de Gayle Forman !!!

seeuficar

 

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Amanda Moura

Sinopse

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Adicione a sua estante no Skoob

Adquira o seu aqui

 

Impressões

 

Gayle Forman nos conta a hitória de Mia,seu acidente de carro,o coma após o acidente e sua paixão pelo violoncelo e seu namorado Adam.Um livro extremamente tocante, de tirar o fôlego do leitor,que nos faz refletir sobre o destino e que tudo pode mudar em questões de segundos em nossa  vida.

Quando a família de Mia sai em um passeio de carro para visitar os seus avós ,no inverno em que as escolas param devido a quantidade de neve,sendo todos os habitantes liberados de seus afazeres,o inevitável acontece,uma tragédia ocorre logo no início da narrtiva.Começa a tragetória de Mia entre a consciência  e o coma,onde ela relembra o passado e vivencia tudo que acontece ao seu redor em projeções de consciência , flutuando acima de seu próprio corpo e vendo-se do lado de fora.

Durante essas experiências ela toma ciência de que as pessoas não podem vê-la nem ouvi-la, e ela vai assimilando a triste realidade da tragédia  e também revivendo os momentos marcantes  em sua vida;como o nascimento do irmão,o inicio de sua paixão pelo violoncelo e a paixão por Adam seu namorado, que possui uma banda de rock , e seus planos para o futuro.

A leitura vai nos levando a uma viagem pelo passado e pelo presente dessa jovem que se encontra dividida entre seguir em frente  ou largar tudo e morrer,uma linha tênue separa a vida da morte  e ela tem que decidir que lado deve seguir.

 

Depois relaxo ,sentindo-me exausta ,em dúvida se realmente fiz aquilo.Qual é o significado disso.E se foi importante.”

A trama  é rapida,contada em apenas 196 páginas,narrado em 1° pessoa, pelo ponto de vista de Mia que durante toda a trama reflete sobre seu passado e o presente,desa forma a leitura flui facilmente e deixando o leitor ansioso pela próxima página e desesperado para saber o final.Além de abordar a tragédia,a narrativa também  trata dos conflitos  que todo jovem vivencia,pelo aspecto emocional, afetivo, familiar  e profissional.

 

O que isso significa?Seria algum tipo de conselho?Alguma pista do que meus pais escolheriam para mim se pudessem fazê-los?Tento pensar nisso pelo ponto de vista deles.Sei que eles gostariam de ficar comigo e que nós ficássemos juntos de novo.Mas não faço a menor ideia se isso acontece depois que morremos,e,se for assim,se acontecerá nessa manhã ou daqui setenta anos”.

O livro é emocionamte ,me levou às lágrimas ,mas o principal é que nos traz inúmeros questionamentos sobre a importância da nossa família ,dos nossos amigos e da descoberta do amor verdadeiro e o quanto o dom da vida é precioso.Recomendo o livro,pois se trata de uma linda história  de perdas,reflexões  e reconhecimento.

 

Livro gentilmente cedido por novo conceito

 

 

 

Eliane Teixeira height=

Quem Escreve

Eliane Teixeira 56 anos,formada em Pedagogia e cursando Letras,devoradora de livros desde novinha,mãe e avó em tempo integral.

 

 

assinatura.fw

Comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Não assisti ao filme e nem li os dois livros, mas quero muito,esperando essa onda de leituras do livro passar para comprar os esse e a continuação e ler.

    Vou fazer igual fiz com A Culpa é das Estrelas, esperei a vaibe e isteria passar pra depois ler tranquila sem mimimi,kkkk

    Amei a sua resenha, demostrou bem o que sentiu quando leu, e me deixou bem curiosa.

    bjs

    Reply
  2. Oiê….

    Eu tenho esse livro, mas só vou ler no ano que vem e sei que será uma leitura bem rápida pela quantidade de páginas, mas não resisti e assisti o filme e chorei muito no decorrer dele… e estou bem tentada em ler o livro antes, mas fico feliz que tenha gostado… e que o livro trouxe reflexões… Xero!!

    Reply
  3. Eliane eu amei esse livro, a autora colocou todas as emoções de Mia em cada página, em cada flashback e chegou ao leitor de forma intensa, uma leitura rápida que me deixou com as emoções a flor da pele, pena que a continuação deixou totalmente a desejar. beijos lindona

    Reply
  4. Um resenha bem estruturada, bem escrita, gostei bastante, acho que curte mais a resenha do que o livro propriamente dito. Eu gostei do livro, muito, mas quando comecei a lê-lo estava cheia de expectativas, eu me emocionei bastante, mas em alguns aspectos não me fisgou como eu gostaria.
    Mas isso não me fez desgostar, como eu falei antes eu gostei, e recomendo também. Estou com o segundo livro aqui, me chamando lá na estante, mas creio que não tinha necessidade de um segundo livro, mas isso parece estar na moda, então vou ler pra ver o que acontecerá… afinal sou uma leitora curiosa…rs
    Beijocas
    Vivi
    Razão e Resenhas

    Reply
  5. Confesso que não sou fã de livros emocionantes e tudo mais, mas tenho uma grande curiosidade com este. Pelo fato de o livro ser bem curtinho e rápido, tenho vontade de ler, e gosto de sair um pouco da zona de conforto hahahaha
    Parabéns pela resenha, beijos,
    Thousand Lives to Live!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *