os bons segredos

 

Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765763
Ano: 2015
Páginas: 408
Tradutor: Cristian Clemente

Sinopse

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho

Adicione aos seus desejados no Skoob 

 

 

Impressões

Os Bons Segredos é o primeiro livro da Sarah Dessen que leio e poderia ter sido uma decepção, mas tudo que eu sei é que este livro é um exemplo perfeito de como escrever de forma notável com diálogos naturais, personagens e relacionamentos consistentes.

Apesar de ter lido críticas e elogios à narrativa da autora, aceitei a proposta de ler o livro por indicação do blog Carpe Liber em parceria com a Editora Seguinte e não me arrependi e vou contar porque gostei tanto do livro.

A narrativa é muito simples, mas cativante. Tem algo nela que eu não sei como explicar que faz com que você se sinta em casa, confortável e entre amigos. A autora não tem intenção de dominar emocionalmente o leitor, ela está simplesmente contando a você uma linda história.

A história é sobre uma jovem de 17 anos, Sydney Stanford, que vive a angústia de carregar a culpa dos atos do seu irmão mais velho Peyton, que feriu gravemente um menino ao dirigir embriagado, isso depois de cometer vários outros delitos, e acaba na prisão. Ela sempre viveu na sombra de seu irmão mais velho, e até estava acostumada com isso, mas não consegue aceitar o posicionamento de todos em sua família em sempre pensar no irmão como vítima e nunca pensar no garoto que ele feriu, já que ela não consegue esquecê-lo nem por um minuto.

A história também gira em torno de um cara estranho, Ames um amigo da família Stanford, do qual eu sempre desconfiei seus pais, que são abomináveis, especialmente sua mãe que nem sequer notou a bizarrice dessecara, e eu odiava a forma como eles ignoravam e negligenciavam a Sydney, que nunca fez nada para merecer esse tratamento, e mesmo que fizesse, ela também era filha deles, certo?! É realmente de cortar o coração acompanhar a rotina dessa família tão desequilibrada, que trata de forma tão desigual seus filhos.

Mas a narrativa não é só dor e sofrimento, tanto a personagem, quanto o leitor merecem um alento e conseguem com a família Chatam, donos da pizzaria Seaside eles são aquela família louca e numerosa onde o amor e a compreensão não acabam nunca e nela Sydney pode enfim, receber a atenção e o carinho que sempre ansiou.

E precisamos falar de Mac, aquele cara fofo que está presente em todas as horas que a gente precisa dele, romântico, tímido e inteligente, apaixonado por música e ótimo filho, como resistir? Ah esqueci de falar que ele é lindo,mas com todas essas qualidades que descrevi antes,a beleza nem importa tanto não é mesmo? Outra personagem apaixonante é Layla, amiga de Sydney e irmã de Mac, aquela amiga louca e super sensível que todo mundo tem em alguma parte da vida,ela tem suas manias,é engraçada,sempre tem conselhos,faz burradas na vida amorosa,mas também está sempre disponível para ouvir e ajudar,não julga e compreende Sydney mais do que ela mesma,e é por Layla que ela conhece toda a família Chatam e “adotada” por eles. Preciso dizer que queria morar com essa família?

E essa é realmente a parte mais apaixonante da história,quando Sydney está com essa família e aprende sobre amizade, amor, família e consegue se encontrar, pois ainda que ninguém mais perceba, ela sente que existe, e é aceita por novos amigos e por uma família acolhedora e solidária.

O personagem principal é uma jovem menina como qualquer uma de nós e esse fato foi o que mais me conquistou na trama, gostei de como a personagem foi construída, uma boa menina, apesar de ser constantemente negligenciada por seus pais, que não concorda com o comportamento da família, que só quer se encaixar e quando descobre que pode ser amada mesmo com seus defeitos e com seus segredos amadurece e floresce.

Não é uma história perfeita, você vai encontrar alguns problemas (não realmente grandes) não resolvidos, mas eu gostei de como a autora resolveu adequadamente aos principais conflitos que precisavam ser resolvidos.

Eu sempre afirmo que os livros interagem com a bagagem emocional dos leitores, por esse motivo há tantas discordâncias sobre este ou aquele livro, focando em Os Bons Segredos, eu consigo entender e me sensibilizar com os sentimentos da protagonista e com de outros personagens também e isso me aproxima da história. A sensação de invisibilidade, a necessidade de fazer tudo certo para não perturbar, me policiar em relação à comida e em relação a algum outro comportamento, a perda, a dor, a culpa, todos esses sentimentos falam profundamente com o meu emocional, e mexem com ele de uma forma única, então por esse motivo, a leitura dele foi emocionante e envolvente, e agora, quero mergulhar em outros universos criados pela autora e espero que eles mexam tanto comigo quanto esse.

 

 

 

Bianca Benitez height=

Quem Escreve

Bianca Benitez 37 anos,técnica de enfermagem,cursando Letras,mãe e faz malabarismo para ler no intervalo disso tudo.Apaixonada por literatura erótica,romances de época, romances históricos e chick Lit.

 

 

assinatura.fw

7 respostas a [Resenha] Os Bons Segredos de Sarah Dessen !!!

  • patricia disse:

    Nunca li nenhum livro da autora, mas a sua resenha sem dúvidas me deixou com vontade de ler esse. Eu conheço uma família que é exatamente assim, vivem paparicando o filho e negligenciam a filha o tempo todo, me enche de raiva! Então já prevejo vários ataques da minha parte. Outra coisa, eu realmente gostaria de ler um livro onde o cara legal não fosse lindo também, seria bem interessantes. Sem dúvidas irei ler esse livro.

    Bjs.

  • Aline Furtado disse:

    Olá!
    Os bons segredos também foi o meu primeiro contato com a escrita de Sarah Dessen e gostei bastante.
    A escrita simples e envolvente e a maneira que ela abordou temas delicados sem deixar a leitura pesada, foi o que me conquistou. Com certeza uma leitura emocionante.
    Adorei a resenha!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

  • Thami disse:

    Adoro histórias simples e cativantes ao mesmo tempo.
    Tenho ouvido falar bem desse livro ultimamente
    Mesmo com as questões não resolvidas, tenho muita vontade de conhecer a obra.
    Beijos

  • Bianca, adorei o teu jeito de fazer as resenhas! Gostei da forma como você se expressa. Eu já tinha lido a resenha desse livro em outro blog, mas me senti meio angustiada sabe? A pessoa fez uma resenha pesada, tensa. A tua está leve, apesar do livro conter lá seus momentos de tensão. Showzaço! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editoras parceiras

Romance Histórico na Amazon
PageRank