lady susan

 

Edição:
Editora: Pedrazul Editora
ISBN: 9788566549102
Ano: 2014
Páginas: 111
Tradutor: Stephanie Savalla

Sinopse:

Lady Susan, uma obra epistolar curta, porém completa, conta a história de uma viúva sedutora e manipuladora de, aproximadamente, trinta e cinco anos de idade. Sua conduta é, aparentemente, irrepreensível, como se esperaria de uma perfeita dama. Dotada de grande beleza, com modos encantadores e supostamente sensíveis, ela consegue desarmar até mesmo aqueles que estão familiarizados com boatos sobre sua má reputação. A relação com a filha, Frederica, uma jovem tímida e submissa, parece ser destituída de qualquer afeição, pois a mãe a trata como mais uma peça em seu jogo maquiavélico, planejando casá-la contra a própria vontade. O livro é um convite ao interior da mente de uma mulher astuta e maliciosa, habituada a brincar com os sentimentos alheios sem nenhuma pitada de remorso.

Adicione aos seus desejados no Skoob 

Adquira o seu : Submarino  | Americanas 

 

Impressões

Eu além de ter demorado muito a ler esse livro, já o li há bastante tempo, mas tenho sentido a necessidade de externar meus sentimentos em relação à Jane Austen em forma de resenha, pois nunca o fiz, e então resolvi começar por Lady Susan.

Este é um livro muito inteligente, de fato. Completamente diferente do resto da obra de Austen, não é o tipo de livro que você imagina que uma adolescente possa ser capaz de escrever. Para conceber o caráter de uma mulher de 35 anos e o modo como ela usa do seu poder de sedução para uma menina de 19 anos de idade, que era a idade que Jane tinha quando terminou de escrever, demonstra seus notáveis poderes de observação e dedução. E isso devia ser excessivamente difícil no muito mais resguardado século XVIII do que agora onde tudo o que precisamos saber está exposto em todo tipo de mídia.

Ao contrário dos outros livros de Austen, Lady Susan não é de forma alguma uma comédia de costumes, e sim uma descrição sincera da manipuladora e caprichosa Lady Susan.

A personagem que dá nome ao livro é uma viúva bonita e muito charmosa cujo maior prazer na vida é ter privilégios sobre todas as outras mulheres e atrair os seus maridos e pretendentes, não importa que idade eles tenham. Como uma viúva, ela não precisa parar de flertar e fazer promessas infundadas sobre o futuro Ela é um escândalo onde quer que seja convidada, pois os homens não conseguem resistir a ela.

Ela tem dois objetivos principais, um deles é conseguir para sua insípida filha, por quem não tem sentimento algum, um homem muito rico para casá-la o mais rápido possível e não menos importante é conseguir um casamento vantajoso para ela mesma.

A forma narrativa é absolutamente brilhante, delineando o caráter da personagem por meio de cartas. Neste livro epistolar o leitor vai percebendo em cada carta as particularidades e conhecendo a percepção e o julgamento de Lady Susan e a forma como Jane faz isso é magnífica e pode ser considerada uma das melhores composições literárias da autora. As questões morais que ela traz são adaptadas para o caráter do escritor das cartas. Algumas delas são de admiração e incentivo, outras ela o faz de modo falso por querer alegar interesse em suas chatas vidas no campo e algumas são completamente desaprovadoras onde ela tenta se proteger da filha que não pode revelar a mãe fria, desprezível e cruel que tem.

Este é um livro muito curto, mas transborda de perspicácia, humor, maldade, julgamento e realismo. Ele é escrito em cartas, mas eu nunca me perguntei o que estaria acontecendo com os personagens. A autora expõe a alma nua e arranca o disfarce de Lady Susan, uma mulher que leva a manipulação e a ganância ao mais alto nível. Lady Susan faz tudo intencionalmente, e faz parecer completamente natural.

Ela é a expressão máxima do que uma sociedade que louva a forma e ignora substância merece. Vazia de compaixão, totalmente egocêntrico e hedonista, nunca preocupada com ninguém além de si mesma. Eu fiquei desejando que Jane Austen tivesse escrito um romance completo incluindo-a como um personagem e fiquei imaginando sobre seu casamento, sua viuvez e seu futuro e gostaria mais ainda de saber mais sobre sua resignada filha, Frederica, pois percebi muitas semelhanças dela com Georgiana Darcy. Frederica é uma jovem tímida e oprimida por sua mãe. O livro deixa implícito que ela recebeu seu final feliz. Espero que sim!

 

 

Bianca Benitez height=

Quem Escreve

Bianca Benitez 37 anos,técnica de enfermagem,cursando Letras,mãe e faz malabarismo para ler no intervalo disso tudo.Apaixonada por literatura erótica,romances de época, romances históricos e chick Lit.

 

assinatura.fw

8 respostas a [Resenha] Lady Susan de Jane Austen !!!

  • Aline disse:

    Oii,
    Ainda não li esse livro da autora, gosto muito da Jane Austen, acho que ela era muito talentosa e sempre criava protagonistas muito espirituosas, além de alfinetar a sociedade da época, que é exatamente o que parece que ela faz nesse livro, e isso deixa a leitura ainda mais marcante.
    fiquei bem curiosa com esse formato de livro em cartas escrito por ela.

    Bjs
    Aline Lima
    Semrpe Nerd

  • Olá Bia!
    Nunca li nada da Jane e toda vez que vejo uma resenha sobre os livros dela fico na aflição por ainda não conhecer a sua escrita. Pelo que entendi esse livro não se trata de um romance em si, mas sim uma crítica sobre a sociedade. Mostra o verdadeiro caráter de algumas pessoas e o que elas escondem. a história parece ser bem envolvente e cheia de mensagens.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

  • Milena Nones disse:

    Olá! Amo essa autoraaaaa, mas esse livro ainda não li! Confesso que me chamou muito a atenção a qualidade de sua resenha. Fiquei com mais vontade de ler e tirar minhas próprias conclusões…

    Beijos!

  • Pollyanna disse:

    Oii, tudo bom?
    Lady Susan é o único livro da autora que não tenho e fiquei louca para lê-lo! Primeiro, por simplesmente amar a escrita da autora e segundo por sua resenha, que nos mostra que esta é uma obra diferenciada da autora, que mal posso esperar para conferir, diga-se de passagem! Jane era uma escritora ímpar e quero muito ler esse romance em formato epistolar ^^”

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

  • Lia Christo disse:

    Oi Bia.
    Infelizmente ainda não tenho Lady Susan, e lendo sua resenha fiquei mais triste ainda por não ter a obra.
    Amo Jane Austen, que pra mim foi uma mulher muito a frente de seu tempo e em minha opinião uma escritora extraordinária.
    Espero poder adquirir em breve e assim completar minha coleção dos livros dela.
    Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editoras parceiras

Mr. Romance na Amazon !!!

Romances de Época na Amazon

PageRank