Back to top

[Resenha] Enquanto Bela Dormia de Elizabeth Blackwell !!!

EnquantoBelaDormia_18mm.indd

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414790
Ano: 2016
Páginas: 368
Tradutor: Vera Ribeiro

Sinopse

Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.

Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais.

Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.

Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

Adicionar aos seus desejados no Skoob

Adquira o seu: Amazon | Submarino | Saraiva

 

 

 

Impressões

Esta é uma história baseada nos verdadeiros acontecimentos em torno do conhecido conto de fadas da Bela Adormecida. Foi muito melhor do que eu esperava e a sinopse deste livro não lhe faz justiça!

Eu amo quando autores dão nova roupagem a histórias que já conhecemos e amamos e Elizabeth Blackwell foi extremamente feliz ao fazer isso neste livro. Ambientado em um mundo algo medieval, que remete vagamente a Europa Ocidental. (Eu preciso contar a vocês que lutei para determinar o gênero do livro, seria um romance histórico ou a melhor classificação seria em fantasia histórica?).

Elise nasceu em uma fazenda, vivenciando uma realidade pobre e inclemente, uma vida que ela detesta. Seu sonho é trabalhar no castelo como sua mãe um dia o fez e esse desejo se torna realidade quando sua família sofre com a praga que dizima sua aldeia. A protagonista foge para o centro real indo ao encontro da irmã de sua mãe, que é casada com um próspero comerciante, que a coloca em um emprego no palácio.

Neste ponto da trama a autora nos presenteia com uma visão detalhada sobre o funcionamento interno do castelo, seus segredos e intrigas são logo conhecidos pela personagem. Elise começa como uma camareira, mas rapidamente sobe de posição e, eventualmente, torna-se a assistente pessoal da Rainha Lenore.

Como a Rainha está desesperado para produzir um herdeiro, ela procura ajuda na mais perigosa das pessoas a tia do seu marido, Millicent. Uma estranha velha que se sente menosprezada por todos e existem rumores de que ela seja uma bruxa que pratica as artes das trevas. Quando a rainha dá à luz uma menina saudável, Millicent exige mais poder, o que faz com que ela seja banida do reino e em vingança, Millicent lança uma maldição sobre a jovem criança. Em pânico, o rei e a rainha fazem tudo o que está ao seu alcance para proteger sua herdeira que foi tão esperada, eles inclusive destroem todas as rocas do reino. Mas Rose cresce, e torna-se mais difícil de lembrar o que foi tão temido em Millicent, e, em seguida, é claro, o pior acontece.

A narrativa deste livro é absolutamente bela e bem pensada. Os personagens foram bem desenvolvidos criam uma conexão imediata com o leitor. A trama muda de ritmo constantemente e em nenhum momento fica arrastada.

Apesar do cenário de A Bela Adormecida emoldurar a trama, eu diria isso é realmente um romance que chega a maioridade. Elise cresce em um mundo complicado, onde amizades são facilmente esmagadas pela traição e envolvimentos românticos custam muito mais do que o coração. Uma mulher com um modo de vida medieval, dedicada à família real, potencialmente à custa de sua própria felicidade. Eu fiquei frustrada com Elise ao ler algumas partes da história, queria que ela se comportasse de forma diferente às vezes, mas após refletir sobre toda a trama, deixei de ter essa sensação, e passei a admirar a personagem por todas as suas escolhas.

A alegria de ler Enquanto Bela Dormia é perceber o equilíbrio que a autora encontra na criação de uma história original cativante que tem todos os elementos, ícones e critérios do famoso conto de fadas, tornando a narrativa nova, mas ao mesmo tempo bastante familiar. Os ossos são de A Bela Adormecida, mas a carne da história é um conto criativo, emocionante e assombroso de uma mulher que espera ganhar seu quinhão de felicidade ao concluir algo para aqueles que ela ama. Uma história realmente inesquecível.

No geral, eu recomendo este livro para quem gosta de ficção histórica ou gosta de uma premissa clássica com uma versão totalmente nova!

Livro gentilmente cedido para resenha por

arqueiro

 

Bianca Benitez height=

Quem Escreve

Bianca Benitez 37 anos,técnica de enfermagem,cursando Letras,mãe e faz malabarismo para ler no intervalo disso tudo.Apaixonada por literatura erótica,romances de época, romances históricos e chick Lit.

 

assinatura.fw

Comentários

  1. Olá… tudo bem??
    Bom eu li várias resenhas sobre este livro, mas confesso que fiquei mega interessada em ler o livro após a sua resenha… eu achoa capa deste livro completamente fascinante e assim como você, amo uma nova roupagem sobre os contos de fadas… gosto dessas reescrituras… e adorei o enredo apresentado no livro… Xero!

    Reply
  2. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro os clássicos contos de fadas. Por isso, desde que começou essa onda de releituras eu fiquei louca, pois quero ler todas, risos…Fiquei triste com o mundo em que ela vive, cheio de intrigas e traições. Não é um bom lugar e não são boas pessoas. Adoro histórias que se passam no cenário medieval, então, tenho certeza de que irei amar!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    Reply
  3. Adoro esse estilo, contos de fadas mais fortes, gosto muito mesmo, estou louca por esse livro e sua resenha me deixou pior shauihsia quero dizer melhor!

    Reply
  4. Oi Bia.
    Eu sou doida para conferir este livro! Também gosto muito de releituras dos clássicos, tanto em livros como em filmes ou seriados.
    Sua resenha ficou ótima, conseguiu me dar a exata dimensão da obra e o que posso esperar dela.
    Com certeza tenho que colocá-lo na frente na minha pequenina lista de leitura… kkkk
    Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *