A MAIS PURA VERDADE_Capa.indd

 

 

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636337
Ano: 2015
Páginas: 224

Sinopse

A Mais Pura Verdade – Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Adicione a sua estante no Skoob

Adquira o seu

 

Impressões

Mark tem 12 anos e está partindo para a aventura de sua vida, não que ela vá durar muito tempo, mas ele precisa fazer isso, deixar seus pais para trás, sua melhor amiga, o medo e tudo o mais na cidade de Wenatchee.
Encantei-me pela capa e pela sinopse, um menino que sofre desde os 07 anos e agora decidiu viver sua última aventura, mesmo com milhões de motivos para não fazê-lo, mas era sua paixão secreta e ele precisava ir para as montanhas.

Com a narrativa em 1° pessoa por Mark e em 3³ pessoa para que possamos saber o que acontece com Jesse, sua melhor amiga, e seus pais, a divisão de capítulos é bem interessante, os narrados por Mark são de números inteiros e os outros como metade do anterior, e em 217 páginas somos catapultados para um mundo com milhões de sentimentos.
Uma história envolvente e emocionante, um menino sofrendo, mas imbuído de coragem para viver o que todos diziam que ele nunca poderia fazer, mesmo fraco e doente ele vai atrás daquilo que quer, mesmo que signifique sua morte, mas ela já está a espreita mesmo não está?? Porque não viver aquilo que ele mais quer viver?

 

Isto é que eu não entendo: por que todo mundo faz um escarcéu temendo com relação à morte.”

 

Mark tinha um segredo com seu avô, sobre escalar o Monte Rainier, e agora que a doença voltou, ele não tem porque esperar, a vida dele está acabando e essa será sua última aventura, então ele sai com alguns suprimentos, seu cachorro, um caderno onde escreve seus haikais e uma câmera, que registra os fatos que vão acontecendo como se fosse um diário para que seja encontrado.

 

– É como se, sei lá, eu levasse um pedaço de vida comigo.Todas essas coisas acontecem,todos esses pequenos momentos passam por nós e vão embora.Então você vai embora. – Inspirei profundamente e expirei no vidr da janela.- Mas,quando você tira uma foto,aquele momento não passa.Você o prende.É seu.Você pode guardá-lo.”

 

Ele enfrenta muitas adversidades, claro, um garoto fraco, sozinho nas ruas cheias de perigos, mas nada disso o impede de ir atrás da montanha, pois para ele, ela o está chamando e é lá que ele ficará, pois sabe que não vai voltar dessa viagem.

 

Agora era minha vez de viver uma vida linda e corajosa.Minha vez de viver,até o dia em que eu morrer.”

 

Mark é muito esperto e inteligente, vai contornando todos os problemas que aparecem sem sentir pena de si mesmo, isso ele sabe que todos os ouros sentem em relação a ele e odeia isso, então vai transpondo cada barreira que o impede e de cada uma tira uma lição.Ele acha que está fugindo para ser lembrando por um grande feito e não por ser uma criança doente,mas a cada passo do caminho  ele vai repensando todas as suas convicções,mesmo para um menino muito novo, a maturidade que encontramos no personagem é singular e isso tudo o leva a conclusões nada obvias,pois mesmo maduro,ele ainda olha o mundo com os olhos de uma criança.

Não vou contar muito da viagem, pois a emoção de acompanhar cada etapa deve ser vivida pelo leitor juntamente com a história, mas posso dizer que você vai se encantar e se emocionar com esse rapazinho que mesmo quando tudo parece dar errado ele se concentra e vai em frente.

Outro ponto bem importante do livro é a amizade, ele e Jesse partilham de uma fraternidade quase como que de irmãos,ela sabe tudo o que se passa com ele e ele com ela, então quando Mark foge ela sabe exatamente o que está acontecendo, e enquanto o garoto vai despistando todos que estão a sua procura ela se divide entre a fidelidade ao amigo e contar a todos onde ele está. A amizade vence e no final era exatamente isso que ela deveria ter feito, os dois juntos dão uma lição aos adultos do que realmente importa em uma amizade.

 

Minha grande amiga, sinto muito.E adeus.Guarde meu segredo.

Ela piscou e afigentou as lágrimas.Mark contava com ela nesse momento.”

 

Claro que o drama está presente, acompanhamos o sofrimento de Mark com os sintomas da doença, suas limitações por causa dela e mais ainda o sofrimento dos seus pais e sua amiga. E ao longo da jornada ele vai conhecendo pessoas que lidam com suas próprias dores e com cada relato ele vai aprendendo,acho que a mais pura verdade é que esse livro é uma lição para gente,não,na verdade ele nos deixa um punhado delas.
Eu me envolvo demais com narrativas triste e Mark me conquistou na segunda linha da história, ele passa por situações ruins, vive situações piores ainda, mas não desiste de seu último desejo. A doença tirou muita coisa dele, mas não sua vontade e sua determinação, então lá vai ele, em busca de sua montanha para poder escalá-la.

O final é bem inesperado, mas me deixou muito satisfeita, o autor soube como cativar e conquistar desde o início e no final ele seguiu a mesma linha de nos deixar suspirando e com um sentimento quase que de felicidade por tudo o que aprendemos durante a leitura.

 

Livro gentilmente cedido para resenha por

novo conceito

Bianca Benitez height=

Quem Escreve

Bianca Benitez 36 anos,técnica de enfermagem,mãe e faz malabarismo para ler no intervalo disso tudo.Apaixonada por literatura erótica,históricos e chick Lit.

 

assinatura.fw

7 respostas a [Resenha] A Mais Pura Verdade de Dan Gemeinhart !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editoras parceiras

Romance Histórico na Amazon
PageRank