Lendo uma matéria no site da Revista Marie Claire fiquei pensando em debater o tema com vocês,então vamos lá:

Após o lançamento e do sucesso estrondoso da trilogia erótica da autora E. L. James várias editoras estão lançando e relançando livros com a mesma temática.

O que nos leva a pensar sobre alguns fatores:

1° A mentalidade do povo brasileiro evoluiu?

2° As mulheres estão buscando nos livros o que realmente querem na vida real?

3° E onde fica o machismo que é bastante arraigado na nossa cultura?

Isso daria assunto para uma extensa discussão,pois o começando com o fato que Cinquenta Tons de Cinza nem é tão erótico assim,ficamos pensando nos motivos das sociedades americanas e brasileira fazerem tanto alarde quanto aos livros de uma maneiro até mesmo machista,classificando os livros como pornô para mamães.

Mas as mulheres de todas as classes sociais estão se rendendo a ele e ao protagonista,mesmo com algumas achando a narrativa fraca e o erotismo mais fraco ainda,Christian Grey tem mexido com o imaginário delas e fazendo a mulherada suspirar por um dominador,e loucas para esbarrar com ele na próxima esquina.

Com críticas bem adversas,qual o real motivo desse sucesso todo?? Só posso concluir que somos nós mulheres mostrando nossa força como leitoras e consumidoras daquilo que nos agrada e nos leva a esquecer um pouco a nossa exaustiva rotina.

Não nos interessa o que os homens ou a mídia estão achando dos livros,e sim o prazer e  a fantasia que a leitura nos proporciona.

Estão programados alguns lançamentos e outras obras já estão a venda e alguns deles já estão fazendo muito barulho antes mesmos de serem lançados,com um número bem expressivo nas pré-vendas.

As que como eu já leram  a saga Irmandade da Adaga Negra,ou quem é fã dos romances de banca não consegue entender o alvoroço,pois o erotismo e a sensualidade estão presentes nesses e em muitos outros livros,inclusive os nacionais,a mídia estaria agora tentando envergonhar as leitoras desse gênero ou querendo pegar carona no sucesso,enfim não saberemos a resposta,mas fico feliz das mulheres terem suas fantasias e anseios sexuais transformados em histórias de bom gosto,pois sim,nós mulheres,mães,trabalhadoras,donas de casa gostamos,e muito de um pouco de erotismo em nossas vidas.

Conheça alguns desses lançamentos:

 

Toda Sua
De Sylvia Day, R$ 29,90 (Companhia das Letras)
Lançamento previsto para 11/09

Sinopse:

Eva Tramell tem 24 anos e acaba de conseguir um emprego em uma das maiores agências de publicidade dos Estados Unidos. Tudo parece correr de acordo com o plano, até que ela conhece o jovem bilionário Gideon Cross, o homem mais sexy que ela — e provavelmente qualquer outra pessoa — já viu. Gideon imediatamente se interessa por Eva, que faz tudo o que pode para resistir à tentação. Mas ele é lindo, forte, rico, bem-sucedido, poderoso e sempre consegue o que quer — e é claro que Eva acaba se entregando.

Uma relação intensa começa. O sexo é incrível. Capaz de levar os dois a extremos a que jamais tinham chegado. E, então, eles se apaixonam — o que pode ser tanto a chave para um futuro feliz quanto a faísca que trará de volta os traumas do passado.

A autora ,segundo a Revista Marie Claire,chegou a agradecer a E.L. James no livro.

A Editora Record está relançando um livro de 1996,que na época de lançamento não foi bem aceito pela crítica e gerou muita polêmica.

Falsa Submissão
De Laura Reese, R$ 39,90 (Record)

Sinopse:

Chicotes, roupas justas de vinil negro, um cachorro dinamarquês. O prazer bizarro do sadomasoquismo não fazia muito sentido para Nora Tibbs, jornalista de uma cidadezinha da Califórnia. Isto até o brutal assassinato da irmã. Obcecada pela ideia de encontrar o criminoso, Nora se deixa conduzir pelo misterioso M. por um mundo de jogos perversos, sem regras ou limites, descobrindo os desejos mais primitivos e sensações antes inimagináveis. Atraída pelo magnetismo excêntrico de M., ela só não desconfia que a morte acompanha seus passos e pode até estar ao seu lado, na cama.
Suspense com altas doses do mais inusitado tipo de erotismo estão em Falsa Submissão, uma história perturbadora que marca a estreia literária da americana Laura Reese.

 

Algumas de nós tem em suas prateleiras obras que se encaixariam perfeitamente na definição de literatura erótica e algumas delas nem fizeram muito sucesso de vendas.

Todos os livros tem sua dose de sensualidade,mas o terceiro livro é de longe o mais quente.

Todos os livros da saga tem sua dose de sensualidade,e alguns deles bastante BDSM.

Na minha opinião esta série é a mais hot de todos os tempos e não vi a mídia fazer qualquer barulho em torno dela,são as fãs que junto com o Clã Amantes da Adaga Negra,no Facebook levam os livros ás alturas com eventos,atividades e promoções.

E os nacionais também não ficam de fora desse gênero.

Lilac da autora Deise Muller lançado pela Editora Novo Século tem passagens bem sensuais,muito bem escritas,assim como Ser Clara de Janaina Rico lançado pela Editora Underworld,outro exemplo é Sem Perdão da Márcia Paiva lançado pela Editora Baraúna.

 

Mais um exemplo de literatura erótica:

Publicado em 1928, o texto de estreia de Georges Bataille (1897-1862) inscreve-se definitivamente na história literária do século XX. Num registro surrealista dissidente do célebre grupo francês, a novela acompanha as descobertas, feitos e extravagâncias sexuais do narrador e de sua amiga Simone, dois jovens que vivem magicamente à margem da censura adulta, percorrendo um cenário de sonhos. O livro faz da história libertina um veículo de revelações profundas sobre o corpo, a vida e a morte. Sua dimensão libertária, inconformista e inovadora justifica uma longa linhagem de admiradores e discípulos que inclui Roland Barthes, Maurice Blanchot, Yukio Mishima, Raymond Queneau e Michel Foucault.

Para saber mais

 

Sinopse:

Neste fascinante panorama da literatura erótica ocidental, ricamente ilustrado, o leitor se depara com personagens conhecidos – Sade, Masoch, Oscar Wilde, Jean Genet, Henry Miller, Anais Nin, Willian Burroughs – e outros injustamente esquecidos, como os grandes libertinos do século XVII, capazes de fazer corar seu contemporâneo Casanova. A falta de pudor dos textos greco-romanos. O erotismo cristão, a luxúria da Idade Média, que teve no Decameron, de Bocaccio, seu maior representante. A grande “descoberta” renascentista de que a descrição das relações sexuais não era incompatível com a literatura sofisticada. Os frenesis secretos do período romântico. A literatura erótica feminina e gay. A luta secular dos escritores ao longo do tempo pela expressão total da sexualidade é o tema de História da literatura erótica. Os criadores dessas obras ditas indecentes não são pessoas vulgares, mas em sua maioria humanistas, eruditos, padres. E, graças às transcrições de trechos característicos, o leitor pode se familiarizar com as diversas formas de se descrever o amor físico.

 

Então apaixonados e apaixonadas,que conclusão tiramos disso tudo??

O machismo está sendo vencido pela força das mulheres???

Deixem suas opiniões aqui em baixo!!!

27 respostas a Literatura Erótica em alta após Cinquenta Tons de Cinza!!!

  • Hypia disse:

    Bem bacana o post, mas… CADÊ TRILOGIA BEAUTY DA ANNE RICE AÍ?? ;) É a coisa mais /insira todos os palavrões que você souber aqui/ que já li!!! (e, vamos combinar, Irmandade é sim a melhor série com conteúdo sexual explícito que já vi!)

    Cadê um “seguir por email” aqui?

    kisses, Bia!

  • Cristiane disse:

    Realmente é difícil dizer, mas as pessoas com certeza evoluíram, eu adoro esses livros eróticos, minha mãe jamais leria algum.
    Acho que gosto desses livros exatamente pelo que falou, ele nos tira daquela estressante rotina, nos faz ver que o erotismo, não é mais tabu como antes.
    concluindo: eu amo esse gênero de livro e não me importo o que dizem os machistas ou a mídia.

  • Luciana disse:

    Livros eróticos #ComoNãoDevorar?!?!?!?
    Cinquenta Tons é sem dúvida um sucesso, mas nem é assim tão hot quanto o povo pensa!!! Adoro a leitura Sr. Grey é um sonhe de consumo, mas tô na lista de quem acha a narrativa um tanto fraca, mas amei a estória. Um romance com cenas mais sensuais faz bem meu estilo de leitura.
    Irmandade é sim a melhor série com conteúdo sexual explícito que já vi! +1
    IAN, pra mim, é sem dúvidas a melhor. Tanto pelas cenas
    QUENTES, quanto pela estória e personagens.

    Belo post, Bianca!!!! =D

  • Juliana disse:

    Menina, vc disse mto bem: IAN é uma literatura super erótica e bem escrita, mas realmente a mídia esnoba a saga.

    Esse “Falsa Submissão” parece interessante. Vou incluir na minha biblioteca.

  • Barbara Mulatinho disse:

    Concordo em genero, numero e grau com a Hypia… Irmandade é sim a melhor série erótica de todos os tempos… com doses de emoção, romantismo e muito tesão… A Trilogia de Anne Rice, acabei de comprar, to esperando chegar, mas já sei que eh muito boa… Adorei o post… A mulherada tá mostrando seu poder…

    Bjos!!!

  • LUCIA disse:

    AHHH…QUE DELICIA TER ESSE ALARDE TODO EM TORNO DE LIVROS COMO 50 TONS….AUTORAS COMO MAYA BANKS, LORA LEIGH, J R WARD DENTRE OUTRAS JA FAZIAM SUCESSO…E MUITO…E OS LIVROS DELAS SAO MUUUUUIIIITOOOO HOTS…..EU ADORO O GENERO E NAO DISPENSO UMA BOA LEITURA ANTES DE IR DEITAR….POIS A ULTIMA COISA QUE ME PASSA PELA MENTE É DORMIR….RSRSRS….

  • Deise Müller disse:

    Adorei o post, Bia. Obrigada por citar meu livro!
    Concordo com você quanto ao motivo do sucesso das obras da E. L. James.
    Não há como negar que as mulheres são muito mais apaixonadas pela literatura. Mas nós vamos além… nos tornamos fãs militantes das histórias que gostamos, promovemos, criamos clubes do livro e fazemos tanta pressão que eles acabam indo parar nas telinhas.

    Com os livros teens a pressão dos jovens tem causado muitas adaptações para o cinema.

    A literatura hot explodindo nas listas dos mais vendidos é o resultado SIM das mulheres perdendo a vergonha, dando de ombro para o machismo e comprando, curtindo, comentando e divulgando seus livros preferidos.

    Acredito que a internet ajudou e muito. Antigamente a pessoa comprava o livro e o guardava muito bem, não lia em público porque não fazia ideia de que várias pessoas também gostavam daquela obra. Hoje a coisa toda está aberta, entramos em grupos de discussão e passamos a ter orgulho de sair por ai com nossos livros da irmandade em mãos rs.

    Que a mídia pega carona nisso não tenho dúvidas, e o termo pornô pra mamães está sendo tão ridicularizado que logo logo o infeliz autor dele vai se arrepender de ter publicado isso rs.

    Infelizmente nem todas nós temos corpos perfeitos e somos casadas com incríveis guerreiros vampiros, reis, feiticeiros ou bilionários que realizarão todos os nossos desejos, e pra quem gosta a literatura é uma ótima forma de ter o desejo de aventura saciado, além de dar um up no casamento hehe se é que me entendem rs.

    Sonhar faz bem, como diz a famosa frase, quem lê vive mil vidas em uma só.

    Beijão apaixonadas!

  • Lia Christo disse:

    Eu ainda não li 50 Tons de Cinza, mas não consegui ainda entender o porque de tanto alvoroço sobre o livro. Pra quem como eu, que já leu Maya Banks, J.R.Ward, e vários livrinhos da Elora’s, sexualidade, transas bem hots e sexo BDSM, não é nenhuma novidade. Acho eu que talvez seja porque é uma obra baseada em Crepúsculo que é uma febre em todo o mundo. E claro pelo Sr. Grey, que é um personagem forte e marcante, como as amigas que leram o têm descrito para mim. No mais, tem alguns livros aí que ainda não li. E quanto a mídia, acho que eles é que deveriam procurar o que fazer e deixar nós
    mulheres vivermos as nossas vidas e curtirmos o nosso bom gosto literário… kkkk
    Bjus

  • EYKLER disse:

    Bianca, adorei o post. Acho que as mulheres realmente resolveram expor o que pensam e o que querem. Achei ‘Toda Sua’ muito mais hot que 50 Tons de Cinza e não vi alarde sobre o livro. O problema é que ao longo dos séculos foi imposto ao sexo feminino uma maneira de pensar em que o que não é errado, é pecado, e esqueceram que o sexo feminino tem sua própria. Beijos

  • Curioso, devo ser tarada! hahahaha Tenho a maioria dos livros citados! E de tudo isso acho que a maior vantagem é o brasileiro estar lendo mais! Não importa se é erótico ou não, importa ler, viajar, sonhar! A única coisa é que quero bem longe daqui o livro do cão dinamarquês, tadinho…. E a trilogia da diva Anne Rice aqui tb não tem vez. O resto beleza… Já tem lugar reservado na prateleira de minha biblioteca…

  • Espero que essa abertura se estenda e tenhamos a publicação dos livros da Lora Leigh/ Jaci Burton/ Cheyenne Mccray no Brasil que são estremamente eróticos e todos maravilhosos, amei 50 tons, Mr Grey é perfeito, e deixo aqui meu protesto quanto a uma comparação sem noção de algumas pessoas, 50 tons=Crepuscúlo, isso jamais…..

  • camila disse:

    menina não sei o que dizer hehhe
    eu ainda não li 50 tons, e nem estava com tanta vontade de comprar assim, mais acabei comprando, mais ainda não li, tenho outras prioridades literárias na frente…
    infelizmente é td um jogo de marketing, uma jogada de sorte sei lá… é dificil dizer, eu não li ainda IAN, nem sensitiva e os outros, mais talvez este livro fez tanto sucesso pelo fato de que tenha algum sadomasoquismo no meio, misturado com romance…

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

  • Aqui como em todos os lugares do mundo o que houve foi uma boa campanha de markenting para se vender um produto. Ainda não li, vou ler, mas pelo que sei não tem nada assim tão BDSM, quem leu a trilogia da Anne Rice, sabe, legal Bi.

  • Acho super válida a discussão em torno da literatura erótica, que parece ter ganho uma força grande no Brasil dos últimos tempos. Mas acho também que se deve saber dosar toda essa gama de livros. Alguns são bem sofríveis (nenhum que vc tenha postado aqui), aumento ainda mais o preconceito em torno de todos os livros, o que para mim é uma grande injustiça. O fato de ter blogueiras que, assim como você, explanam o assunto e chamam a responsabilidade para sim, é algo louvável, e deve ser repetido… BJS!
    Adorei o post!

  • Nayara disse:

    Olha eu particularmente não achei interessante 50 tons de cinza, me pareceu mal escrito, massante e sem muita criatividade no decorrer da história…nada se compara a nossa IAN, afinal não são só as cenas de sexo e os amores entre os Hellrens e as Shellans é também a convivência entre os Irmãos em si!! THE BEST EVER!!

  • Na minha opinião como leitora, a literatura erótica sempre esteve presente no mercado mas, só faltava um impulso, como Irmandade da Adaga Negra, Cinquenta Tons de Cinza e Toda Sua fizeram.
    O problema é que as pessoas só visualizam a parte do erotismo e esquecem que há toda uma história por trás.
    Dos que você mostrou, já li Falsa Submissão e posso dizer que é um ótimo livro. A história é muito envolvente e sedutora. Recomendo muito.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

  • Danni disse:

    ADOREI o post!
    Acho que como a maioria dos tabus estão sendo ‘quebrados’, essa questão do machismo tbm vem se esvaindo. As mulheres tem cada vem mais conquistado espaço na sociedade, o mair o exemplo disso é termos uma presidenta, então acho que esse tipo de literatura poderá ganhar cada vez mais espaço.
    E concordo com vc quando não fizeram tanto alarde com IAN, que com certeza, é muito hot e deliciosamente bem escrito! AMO IAN. Tenho até essa trilogia de Hannah aqui mas nao fazia ideia que era tão quente assim!!!

    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

  • Liz disse:

    Realmente, sou uma pessoa bem eclética qdo o assunto é leitura. Mas para me distrair, divertir, relaxar gosto de ler a chamada “literatura erótica”. Não entendo a necessidade de rotular, ainda mais pq parece q estão tentando fazer com q seja uma coisa pejorativa, pouco importante, o q nem de longe condiz com a realidade. Mas uma coisa é certa, 50 tons não chega nem perto dos livros da IAN!!!!

  • Olá flor, eu estou fazendo um post no meu blog sobre o tema e adorei seu banner, no momento estou sem programa para fazer. Posso usar o seu? Claro que colocando os créditos para vc, posso colocar nos créditos um link para este seu post. bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Apaixonadas Por Livros - Paixão Transformada em Palavras

Vote no Apaixonadas!!!!
O Protetorado da Sombria!!!

.alma-gail-carriger

Promoções

banner promoção as peças infernais

esse blog e parceiro

bannerbooktour

Arquivo
Saraiva
O Apaixonadas apoia a publicação
PageRank
MyFreeCopyright.com Registered & Protected

Protected by Copyscape Online Copyright Protection