Olá apaixonados!!

Tem um tempinho que quero postar algo sobre os romances de época que tanto amo e depois de muito pensar e pesquisar escrevi esse post para dividir com vocês os motivos que fazem meu amor por esse gênero crescer mais e mais a cada dia!!!

 

Porque amamos os Romances de Época?!

1 – Os Trajes

As mulheres usam vestidos vaporosos, saias muito rodadas, corpetes e vários acessórios que nos deixam de queixo caído e desejando muito poder ter vivido nessa época.

ci45851af-tile

2- Os Costumes

As visitas matinais, os cartões de apresentação, reuniões para o chá e as visitas ao campo no verão com festas que duravam semanas, são alguns dos costumes que me atraem muito, mas podemos discorrer por horas sobre os hábitos dessa época tão sociável.

Temos que falar dos bailes, eles eram acontecimentos enormes, com todos os presentes bem vestidos, a expectativa em ver seu preferido e dançar com ele e todo o ambiente propício ao flerte, seja ele inocente ou não. As mulheres sempre vestidas de forma extravagante, as  mais novas com mais decoro e todas elas adornadas de joias , leques e seus cartões de baile aguardando que os cavalheiros  reservassem suas danças.

images-tile

 

 

 

3- Os Homens

Vamos começar pelas roupas, os homens se vestiam de forma impecável, eram cavalheiros ao mesmo tempo em que se comportavam como libertinos, mas porque os amamos? Os nossos cafajestes dessa época só esperavam pelo momento que alguma mulher os conquistasse e os tirasse da vida de devassidão e libertinagem.

the_young_victoria_movie_image_Rupert_friend

4- O Romantismo

Todos os livros desse gênero  exaltam o romantismo, os flertes longos e a conquista demorada tornam todo o jogo de sedução em algo extremamente poético.Acompanhamos homens caírem de amor mesmo quando isso é a última coisa que eles querem.

d8606541535a5dc932456178f88a5ad3-tile

 

5- Os Meios de Transporte

Homens lindos e grandes chegando em  cima de um cavalo para arrebatar a mocinha , essa é uma imagem bem lírica, mas sim nossos libertinos chegam a cavalo , imponentes e atraentes em suas montarias. As carruagens também merecem menção aqui, elas deveriam ser um pouco desconfortáveis, mas imaginem uma rua cheia delas, ou o Hyde Park, com as carruagens abertas e as pessoas vendo e sendo vistas em seu passeio matinal ou vespertino? Imaginou? Eu acho a cena linda.

Carriage_01-tile

6 – Eles nos fazem viajar para outra realidade

Não sei vocês, mas eu sou transportada para a época das histórias, vivo e respiro como se estivesse lá, me vestindo para bailes, caminhadas ao ar livre , vivencio tudo o que acontece e consigo visualizar cada região retratada.

 

 

Mas eu acho que o mais nos conquista nos romances de época são os amores duradouros, que se iniciam de forma tímida e se desenvolvem lentamente , os personagens vão  se rendendo aos sentimentos vagarosamente,quase que como um despertar  e a mágica disso nos encanta de forma irremediável.

 

84c3b419f882850ada648f50ad197166

 

 

Vocês já foram conquistados  por esse gênero literário?

O que vocês mais amam nos livros?

 

12 respostas a [Gêneros Literários que Amamos] Romances de Época !!!

  • Liliane Dantas de Oliveira disse:

    Bi, amei o post! Romances de época são os meus preferidos (amo pensar que também vivi nesse tempo lindo…).
    Concordo com tudo. Principalmente com os itens 3 e 4. Os homens literários dessa época, como você disse no item 3, são, com o perdão da palavra, o maior tesão! Toda aquela libertinagem por trás daquela pompa… Oh yeah!
    E o item 4, o romance. Amo como é desenvolvido, como você disse, os personagens vão se rendendo lentamente… É perfeito.
    É tudo desenvolvido de forma tão impecável, que até a cultura patriarcal torna-se perdoável…

    Beijos,
    Lili

  • Confesso que tinha um gde preconceito em relação aos romances de época, já torcia o nariz antes mesmo de ler. Mas sou de dar oportunidades e hj adooooro um romance de época, até pq as mocinhas não tem nada de inocentes, é só uma máscara, são tão saidinhas como hj em dia rsrsrs.
    Bjs

  • Olá Bia tudo bem, eu amo romances de época, mesmo sendo um período opressor para as mulheres. Mas nos livros que li a presença do romantismo e cavalheirismo é uma coisa que não vemos nos tempos atuais. A forma clássica da linguagem é outra coisa que acho muito elegante. Os trajes não sei se usaria. kkk Bjs

  • Ai Bianca, adorei seu post! Que lindo!! Gosto muito de romances de época desde que ele não sejam hot. O que mais chama minha tenção nesses romances são os trajes e os costumas. Apesar que, viver nesse tempo não deveria ser facil não, principalmente para as mulheres!
    parabens pelo post,
    bjus

  • Cassia disse:

    Ai Bianca, adorei seu post! Que lindo!! Gosto muito de romances de época desde que ele não sejam hot. O que mais chama minha tenção nesses romances são os trajes e os costumas. Apesar que, viver nesse tempo não deveria ser facil não, principalmente para as mulheres!
    Parabens pelo post,
    bjusss

  • Cassia disse:

    Ai Bianca adorei seu post!!! Que lindo! <3 Os unicos romances que gosto são esses de época, mas quando não tem o foco, o fato de ser hot! Filmes, séries com esse tema também me agradam muito. Gostei muito de como você destacou os pontos que realmente nos encantam nos romances de época. Os trajes e os costumes sao os que mais me agradam!
    Parabéns pela ideia do post!
    bjão

  • Diana Paula Canaverde disse:

    Olá… tudo bem??
    Eu também curto demais os romances de época… muitos deles me embalam e me fazem viajar para outro tempo e outros costumes… uma vida diferente com mocinhas recatadas a procura de casamentos e mocinhos fugindo deles. Eu acho fascinante a construção de personagens… a ambientação e o todo, mas não gostaria de viver nessa época não rs… Xero!

  • Anna Caroline disse:

    Oi, tudo bem?
    Concordo com você em todos os pontos, os romances de época são encantadores. Outro ponto que eu levaria em consideração são as protagonistas fortes que desafiam as regras do tempo. Realmente os romances duradouros são o que mais conquista nesse gênero. Me deu até vontade de pegar um romance de época para ler agora. Adorei seu post!
    Beijos

  • Thaisa Lima disse:

    Ahhhhh os Romances de Época!!! *suspira*
    Amo de paixão esse gênero, morro de vontade de me vestir com essas roupas da época. Duvido que exista alguma pessoa que goste desse gênero e não termine o livro suspirando e sonhando acordado.

    Gosto de tudo: as roupas, os costumes, o cavalheirismo, os amores… TUDO!

    Beijokas
    Thaisa Lima

  • Oi Bia,

    Que post lindo e verdadeiro, realmente é tudo isso que nos encanta nos romances de época, pena que são fictícios, porque na realidade creio que nada era como um romance que lemos. As pinturas masculinas creio que não fazem jus aos homens da época, percebo detalhes e linhas suaves nas mulheres, mas os homens eram pintados e deu, acho que eles não davam muita bola para a figura masculina, tanto que não os acho atrativos nas pinturas…kkk…sabe o que também gosto nesses romances, as brigas…kkkk…sim porque até aí eles eram corteses.

    Amei o post e falei demais…sorry…beijos enormes amiga…te adorooo.

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

  • Aline Coelho disse:

    Com certeza você acertou na pesquisa e nas imagens. Ficou tudo lindo e encantador. Eu pelo menos sou apaixonada por tudo que você citou e as mocinhas à frente de seu tempo que fogem as regras vigentes também prendem minha atenção. Enfim parabéns pelo belo post!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editoras parceiras

Romance Histórico na Amazon
PageRank