eu-e-você

 

Edição: 1
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528616088
Ano: 2013
Páginas: 160
Tradutor: Joana Angélica d’Avila Melo

 

Sinopse

Tímido, anti-social e neurótico, mas também sensível, meticuloso e perspicaz, Lorenzo tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de casa durante a semana branca – sete dias de férias que os jovens têm direito na Itália. Assim, cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia.

Em Eu e você, o talento de Niccolò Ammaniti para criar personagens fortemente humanos, pelos quais é fácil afeiçoar-se, e sua capacidade de contar histórias comoventes reúnem-se em um relato sobre mentiras tão pueris quanto inescapáveis, promessas nunca cumpridas e tudo aquilo que se quer, mas não se pode ter. Ou ser.

O autor é conhecido por sua escrita corajosa. Em seu primeiro romance publicado pela Bertrand Brasil, Como Deus manda, expôs o mundo dos excluídos, dos marginalizados e dos brutalizados italianos em uma sociedade consumista. Depois, em A festa do século, o autor apresentou a sociedade da vaidade em que as importantes personalidades vivem. Com apenas uma ressalva: não da maneira que elas esperavam.

 Página no Skoob

 

Impressões por Bianca Benitez

Lorenzo é um garoto de 14 anos que não se encaixa em lugar nenhum, só se sente bem entre seus pais e com sua avó, quando se sente acuado agride e depois de um surto de violência na escola seus pais são chamados e ele levado a psicólogo e é diagnosticado como um criança normal mas com um enorme ego e seus pais acham eu o médico vai acabar estragando seu filho, Lorenzo então começa a mentir, imitar aos outros para parecer como eles e fazer com que sua família fique mais tranquila e o deixe em paz, os anos transcorrem sem muitos problemas, mas no segundo grau as coisas são diferentes e os inimigos muito piores que nos ano anteriores e ele precisa se esforçar muito mais para fingir que se encaixa e quando escuta uma turma de amigos combinando uma viajem de uma semana para esquiar acaba mentindo para a mãe que foi convidado e resolve passar uma semana no porão de seu prédio para deixar seus pais felizes, mas ele não imaginava que aquela semana mudaria para sempre sua vida e principalmente a maneira como ele enxergava as coisas.

 

O sulco que me separava dos outros ia ficando mais profundo.Sozinho,eu era feliz,com os outros,tinha que representar.”

 

E compreendi que,se acabasse no isolamento de uma prisão,seria uma graça divina.”

 

Foi assim que criaram você?Ensinaram você a ser um filho da puta.Mas não pode ser somente educação,dentro de você deve haver algo errado e retorcido.”

 

A narrativa do autor é extremamente emocional, com personagens reais e sentimentos mais reais ainda, eu não fazia ideia do que me esperava ao começar a leitura e foi triste e assustador conhecer a mente de Lorenzo e ao mesmo encantador a forma como ele lida com Olívia, sua meia irmã de 23 anos que aparece em seu esconderijo e acaba ficando com ele lá em meio a uma crise abstinência, amaneira como ele lida com ela, toda a maturidade que ele adquire de forma traumatizante é desconcertante e emocionante ao mesmo tempo, o autor não somente conta uma história ele nos faz sentir como o pobre garoto de 14 anos que não se enquadra e tem que crescer e descobrir quem é e onde quer estar no mundo, é tanto sentimento que transborda, que o livro se torna altamente envolvente,eu o li em apenas algumas horas e realmente terminei a leitura desconcertada, imaginando como deve ter sido a vida desse menino e tudo o que ele passou poderia ser a história de um dos filhos, ou de algum primo e me abriu os olhos para como devemos prestar mais atenção as nossas crianças.

 

Naquela noite,porém dancei,e,enquanto dançava,uma sensação nova, de estar vivo,me tirava o fôlego.Dali a poucas horas,eu sairia daquele porão.E tudo voltaria a ser igual.No entanto,eu sabia que, além daquela porta,havia o mundo que me esperava,e eu podia falar com os outros como fosse um deles.Podia partir.Podia ir ao colégio.Podia mudar os móveis  de meu quarto.”

 

 

Sim.Porque  eu queria ir.Porque queria esquiar com eles,eu sou muito bom de esqui.Porque queria  mostrar  a eles as pistas secretas.E porque não tenho amigos… E queria ser um deles.”

 

Você não vai ser a mesma pessoa depois de ler Eu e Você!!!

 

semana de resenhas record

Essa resenha faz parte do Projeto “Semana de Resenhas Record“, e tem como blogs participantes os abaixo relacionados:
maisblog_c6bea18f4e13b8fd9d14a4758ef6d9311346198594

8 respostas a Eu e Você de Niccolo Ammaniti – Semana de Resenhas Record #4

  • camila disse:

    Oi amiga, nunca tinha ouvido falar deste livro, parece ter uma carga emocional muito grande..
    Espero um dia poder ler, mais no momento eu passo, quero livros lights e tranquilos..

    beijos Mila

  • Oi, Bi
    Estou algum tempo de olho neste livro, pois há o diretor italiano Bernado Bertolucci adaptou ele para os cinemas e logo,logo deve estrear por aqui. Diz a crítica que a adaptação ficou bem próxima do filme. Adorei sua resenha.

  • Lia Christo disse:

    Eu não conhecia este livro, mas pela sinopse aliada a sua resenha, fiquei bastante curiosa a respeito dele. Não sei, se o leria neste momento, mas com certeza vou ler.
    Vlw pela ótima dica.
    Lia Christo
    www;docesletras.com.br

  • Elimar disse:

    A sua resenha foi a primeira que li que tinha realmente profundidade o suficiente para me convencer a ler esse livro. Achei que seria mais uma espécie de sick-lit, onde o protagonista sofre horrores e não cresce de verdade. A Galera me surpreendeu agora. Vou ler com certeza!

  • EYKLER disse:

    Olha se o livro me trouxer a sensação que tive ao ler sua resenha, ou terminar de lê-lo acabada, Bianca. Eu gosto de livros que nos fazem pensar como foi ou como será a vida dos personagem… O que ele fez, ou o que aconteceu para que ele chegasse até ali. eu não conhecia o autor, mas creio que terei que ser apresentada a ele e a Eu e Você… Linda, mas linda mesmo a resenha. Parabéns!!! bjus
    Eykler

    http://www.agridoce.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editoras parceiras

Mr. Romance na Amazon !!!

Romances de Época na Amazon

PageRank