Olá apaixonados,hoje é uma data muito especial,para nós que não vivemos sem um livro nas mãos,vamos comemorar o Dia Nacional do Livro!!!

 

Sobre a data

Foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi “MARÍLIA DE DIRCEU”, de Tomás Antônio Gonzaga.

Como formar um país de leitores??

Bibliotecas

Para aproximar a população dos livros, a biblioteca não deve se limitar a suas quatro paredes. “Dá para criar uma série de atividades seja na empresa, na escola, na praça pública ou no presídio e aí a biblioteca estará cumprindo o seu papel que é ajudar a formar cidadãos leitores”, explica Maria Antonieta.

Para a diretora, a biblioteca cria leitores ao desenvolver neles o gosto pelo conhecimento e o gosto pela literatura e artes em geral. No entanto, no geral, as bibliotecas não estão preparadas para isso. “Os bibliotecários e os espaços que nós temos, muitas vezes, não facilitam essa ação”, diz.

Marcos Afonso conta que a Biblioteca da Floresta tem três clubes do livro: pela manhã, à tarde e à noite. Funcionário e usuários podem participar e, no fim do mês, os clubes socializam sua leitura entre si. O diretor também fez essa experiência com seus alunos e o resultado foi surpreendente: 15% deles continuaram a visitar a biblioteca semanalmente.

Incentivando seus filhos a ler

Pequenos passos, como deixar os livros ao alcance das mãos e ler pelo menos 20 minutos por dia, fazem toda a diferença.

Algumas dicas práticas:

  • Dê o exemplo e leia você também. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu modelo naturalmente.
  • Deixe os livros à mão para ele folhear e inventar histórias. Livros têm de ser vividos, usados, não podem parecer objetos sagrados.
  • Reserve um horário para a leitura e transforme em um momento de prazer. Aconchegue-se com seu filho, leia para ele, mostrando as palavras. Quando ele crescer, ajude-o na leitura.
  • Frequente livrarias e bibliotecas. Dê livros, gibis ou revistas de presente.
  • Comente sempre o livro com ele. Incentive-o a falar da história e contá-la para outras pessoas.
  • Empreste livros para os amiguinhos dele. Estimule a troca e as conversas.
  • Estimule atividades que usem a leitura – jogos, receitas, mapas

 

Projeto que incentiva a leitura

Onde é realizado: Bibliotecas de escolas públicas, ONGs, escolas e centros de Educação Infantil.

O que é: Desde 2005, o Itaú fechou parcerias com 125 secretarias municipais de educação de todo o país e disponibilizou gratuitamente uma coleção de livros infantis para que pais, educadores e voluntários de instituições lessem para crianças. Entre os títulos estão: A Festa no Céu, de Ângela Lago, Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque e Adivinha Quanto eu Te amo, de San McBratney.

O site traz dicas de leituras, entrevistas com escritores que falam sobre a importância de se incentivar o hábito da leitura. Além disso, os de funcionários do banco também participam como voluntários em atividade de leitura.

Contato: www.itau.com.br/itaucrianca

 

Os livros para nós, Apaixonados por Livros,significam muito mais do que páginas,com palavras que contam uma história,são momentos de prazer,de viajar,de fantasiar e viver uma realidade que é bem diferente do nosso dia a dia!!!

 

“Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante.”
Carlos Drummond de Andrade

“O livro é um alimento. Alguns são provados, outros, devorados, mas pouquíssimos mastigados e digeridos.” Francis Bacon

“A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens.”

Marquês de Maricá

O livro é a grande memória dos séculos… se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente, o homem.” – Jorge Luis Borges

 

“Um país se faz com homens e livros.” Monteiro Lobato

 

Meus filhos terão computadores, mas antes terão livros.”  Bill Gates

 

 

 

Eu não sei vocês,mas quando pego um livro novo fico mais ou menos assim:

O mesmo acontece quando encontro um livro que eu queria muitooooo em promoção,o que nos leva ao assunto seguinte.

 

Várias promoções dos nossos queridos e adorados livros estão acontecendo na internet,editoras,autores,livrarias,aproveitem para aumentar o número de moradores da sua estante.

Para viajar sem sair de casa,para se sentir acompanhado quando está sozinho,para rir quando se quer chorar,os livros nos levam a lugares distantes e nos fazem esquecer por alguns momentos o que estamos vivendo,viajamos,ao virar cada página.

 

E para comemorar vamos sortear o kit P.S Te Amo da autora Cecelia Ahern lançado pela Editora Novo Conceito entre todos que comentarem nesta postagem uma frase sobre o que o livro significa para você.

Regras:

  • Seguir o blog
  • Comentar nesta postagem,um frase coerente,explicando o que os livros significam para você
  • Serão aceitos comentários até as 21 h do dia 30/10/12
  • Deixar nome e email para contato
Comentem bastante e comemorem muito esse dia!!!!
Atualizando
Sorteio da promoção Kit Ps Te amo
Participantes:
Ordem de comentários

1-Eykler
2-Thayane Gaspar
3-Adriana Medeiros
4-Greiciely da Silva Santos
5-Aline Lima
6-Nattacha
7-Cris Aragão
8-Luciana Lima
9-Thiciane Rodrigues
10-Patricia Modesto
11-Jailson Batista de Barros
E o (a) Sortudo (a) foi:
Parabéns Greiciely da Silva Santos !!!
Será enviado um email para a ganhadora e ela tem 72 h para responder enviando seus dados.
Quem não ganhou,não desanime…. Participe das muitas promos que estão rolando no blog!!!!
bjsssss

21 respostas a Dia do Livro !!!

  • Jailson Batista de Barros disse:

    Eu poderia dizer que com livros, eu viajo, conheço novos amigos, me transporto para mundos mágicos, e iria parecer clichê se não fosse real. Os livros são importantes pra mim, porque com eles eu conheci amigos de verdade, daqueles que passam o dia na fila do cinema pra assistir a pré estréia de Jogos vorazes, e que te ligam de madrugada pra dizer “terminei de ler Calafrio, você não vai acreditar, te levo o livro amanhã”, que viajam para Bienais e que mesmo estando longe te manda um SMS dizendo que queria você lá e que dá próxima não irão sem você. Conheci autores especiais (conheci mesmo e abracei-os, e nos tornamos amigos também), editores, revisores, editoras e até a redação de jornais, tudo por causa de livros. Quando vi essa promoção, que na verdade foi uma amiga que me indicou, porque sabia que eu queria muito esse livro (Obrigado, Myris ;D) não pensei duas vezes, vim participar. O livro P.S. Eu Te Amo, sobretudo, tem um significado especial pra mim, pois, foi quando eu o lia, não sei exatamente onde, mas gosto de pensar que foi debaixo de uma árvore, que uma pessoal especial apareceu, e me contou como esse livro é especial, e lindo e de como eu iria gostar dele pra sempre, e mesmo não estando juntos hoje, tivemos grandes momentos.

  • Patricia Modesto disse:

    Livros? Um refugio. Um mundo paralelo onde sou tão invisível e ao mesmo tempo sou todos os personagens. Uma válvula de escape. Palavras e palavras… Muito mais que um conjunto de letras. Sorrisos e lágrimas… Sentimento muito além do conceito de explicável. Mente e coração… vício transformado em amor.

    Patricia Modesto
    [email protected]
    @PatiiModesto

  • Thiciane Rodrigues disse:

    Os livros são uma extensão da alma, quem lê é mais tudo, é mais rico, não em dinheiro mas em sabedoria que vale muito mais, os livros são um tesouro precioso e só quem gosta de ler sabe dar valor. O dia do livro é todo dia, essas datas comerciais são boas, quem não gosta de desconto nos seus livros preferidos 🙂 e também servem no incentivo a leitura que deveria ser todo dia também, mas ler é uma atividade diária que ensina, que ensina, revigora, faz você sonhar e viajar, ser feliz do seu modo, sem todo o estresse da nossa realidade. Feliz dia do livro ^^

  • Cris Aragão disse:

    Os livros são meus companheiros inseparáveis, tipo melhores amigos mesmo, que me levam para viajar, ensinam lições valiosas sem dar lição de moral, estão sempre à disposição, dia e noite e nunca reclamam quando eu os deixo de lado por algum motivo mas de alguma forma conseguem me encantar de tal maneira que é impossível ficar longe deles por longos períodos. Eles me fazem sonhar acordada e já me fizeram perder noites de sono mas nunca me deixaram na mão. Nos momentos de tristeza eles me dão abrigo e consolo, eles me fazem companhia e por isso nunca serei uma pessoa solitária. Enfim os livros fazem de mim uma pessoa melhor, mais preparada para enfrentar a vida, uma pessoa feliz.

  • Nattacha disse:

    Aiii adorei a postagem de hoje, super linda essa homenagem do dia do livro 😀
    Um livro para mim é como um refugio, aonde posso ir a qualquer momento, e entrar num mundo novo conforme meu estado do espírito, é com uma válvula de escape, aonde posso conhecer novas histórias, sonhar com algum personagens, torcer para que algumas se tornarem realidade, nem que só um pouquinho. Os livros para mim são o que eu sou, aprendendo a cada dia coisas novas, tento novas perspectivas, e experiências!
    Feliz dia do LIVRO para todos nós \o/
    Nattacha Radoll
    [email protected]
    Beijos :*

  • Nattacha disse:

    Aiii adorei a postagem de hoje, super linda essa homenagem do dia do livro 😀
    Um livro para mim é como um refugio, aonde posso ir a qualquer momento, e entrar num mundo novo conforme meu estado do espírito, é com uma válvula de escape, aonde posso conhecer novas histórias, sonhar com algum personagens, torcer para que algumas se tornarem realidade, nem que só um pouquinho. Os livros para mim são o que eu sou, aprendendo a cada dia coisas novas, tento novas perspectivas, e experiências!
    Feliz dia do LIVRO para todos nós \o/

  • Aline Lima disse:

    Como poderia explicar minha relação com os livros? É amor e por ser amor não se explica.Meus livros são meus amores,meus tesouros e quem me conhece sabe dessa minha loucura.Enfim,sou louca por livros,por ler,por essa sensação de viajar…=D

  • Greiciely disse:

    Greiciely da Silva Santos
    [email protected]

    Bem, de inicio esses dias do livro comemorativos pra mim não é grande coisa, ler é algo essencial na minha vida, assim como o ar. Lendo eu melhoro meu homor, fico mais divertida, sem falar no que aprendo lendo, tem gente que acha que livros tipo sobrenaturais nao tem cultura, mas quem le sabe que sempre arranjamos um jeito de aprender algo.
    Espero que a leitura se valorize, ninguem precisa ser bookaholic como eu, mas ler é tao bom, faz bem pra alma.

    • Greiciely disse:

      Obs: quando eu disse que o dia do livro nao é muito importante pra mim é que pra mim o dia do livro é todo dia, a cada lançamento, a cada compra e a cada leitura. Acho injusto termos meio que lembrar as pessoas de algo que é necessario para o aprendizado.

  • adriana medeiros disse:

    Não sei viver sem livros. Sou do tipo viciada mesmo, até fico triste em pensar q nunca vou ler metade dos livros que já foram escritos e que ainda serão, já pensou???
    O livro é uma passagem para ir aonde a sua imaginação escolhe.
    adriana medeiros
    [email protected]
    @dricamedeiros

  • Sem livros eu nunca saberia dizer que eu sou. Eu amo os livros com os quais eu me identifico com uma citação, uma personagem, uma situação, um romance (…) Eu vivo dentro deles sempre que os leio. Imagina quantas coisas na minha vida e dentro de mim não existiriam se os autores nunca estivessem escrito o que eu sou, melhor do que ninguém. Eu sou um pouco dos livros que eu li. E eu escrevo livros contando um pouco de mim.

    SUCESSO COM O BLOG, QUERIDAS!
    Thayane Gaspar
    Autora de Princesa de Gelo
    Editora Modo
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editoras parceiras

Mr. Romance na Amazon !!!

Romances de Época na Amazon

PageRank