Back to top

Dia do Leitor,temos o que comemorar??

 

EU AMO LER

Olá apaixonados,hoje é nosso dia,o Dia do Leitor,mas nós formamos um grupo atípico de pessoas que leem muito,será que o Brasil tem o que comemorar no dia de hoje??!!

Segundo a segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil,divulgada no início do ano passado o brasileiro lê em média 04 livros por ano,ainda segundo a pesquisa, 75% da população nunca frequentou uma biblioteca na vida.

Fico em dúvida de como e onde essa pesquisa foi feita,ou se realmente a realidade em que eu vivo é outra,pois meus amigos leem muito mais de 50 livros por ano.

E seguindo a premissa de que devemos fazer nossa parte para termos o país que queremos,vamos hoje no dia do leitor presentear um amigo que não lê,o porteiro,um vizinho,para ano que vem termos um resultado diferente.

Já existe alguns grupos de escritores fazendo um lindo trabalho na divulgação da literatura em escolas como as meninas do Entre Linhas e Letras,que vão a várias escolas públicas e particulares divulgando seus livros,a autora Tammy Luciano faz esse trabalho a bastante tempo assim como a autora Patricia Barboza,precisamos movimentar e fazer acontecer assim como elas tem feito.

selo_leia1

Uma mudança vem ocorrendo no ramo editorial,mas tal fenômeno se dá devido ao enorme  número de vendas de autores nacionais como André Vianco que vendeu 920 000 ,Eduardo Spohr que já vendeu 400 000 e a autora Ana Beatriz Barbosa vendeu mais de 1 milhão de exemplares do seu livro Mentes Perigosas

Não é demagogia,mas acho que se um grupo de blogueiros se unisse para ajudar bibliotecas públicas de bairro seria um enorme sucesso.

Então fica a dica,e VAMOS AGIR !!!

 FELIZ DIA DO LEITOR!!!!

429657_306283879419656_261705443877500_823971_1539847930_n

Fonte : Site Educar para Crescer

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.”

Carlos Drummond de Andrade

 

 

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”

Bill Gates

 

 

 

 

Pesquisando na net descobri um site que indica livros para leitores de 02 a 18 anos.é uma ótima dica para gestantes,mamães com filhos pequenos ou já grandinhos:

Livros para uma vida

Dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio

 

Espero que tenham gostado do post,pensem em algo para mudar essa feia realidade de leitura do nosso país e leiam muito hoje e sempre!!!

 

maisblog_c6bea18f4e13b8fd9d14a4758ef6d9311346198594

Comentários

  1. Poxa, to super atrasada né? Mas como para mim, o dia do leitor é todo dia, ainda fica valendo os meus votos de felicitações. Das citações que você usou, curto muito a do Bill Gates. É uma pena que a maioria da nossa geração não pense assim Bia.. Eles jogam a tecnologia na cara das crianças, para que elas os deixem em paz. Gostaria muito que as crianças voltassem a época em que era mais importante ser do que ter. Parabéns pelo post…

    Reply
  2. Eu adorei seu post, está muito legal!
    Feliz Dia do Leitor, para você também amiga!
    Eu gostaria de saber, onde eles fazem estas pesquisas… Eu até aceito que, em um País de bilhões de pessoas, onde uma grande parte, ainda é semi analfabeta, não existam muitos leitores, mas com certeza pelo que observo,não são tão poucos assim…
    Eu tenho esperanças, que através das redes sociais e nós blogueiros a coisa mude de figura.
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

    Reply
  3. Ótimo post!
    Dói saber que muita gente não lê por simples preguiça. Garanto que a maioria que começa, não para mais…
    Mas acho que isso está mudando, Bibi! Tem melhorado, e muito… mas graças a esses livros que todos mundo condena, tipo Crepúsculo!

    Bjs

    Reply
  4. Excelente texto!! Eu leio muito e apoio meu filho a gostar de livros! Ele que está começando a aprender escrever e ler seu nome (tem apenas 5 anos) tem vários livros que compro para ele e assinatura de gibi. Ela passa muito tempo folheando os livros e gibis! Se depender de mim ele será um leitor nato, como a mãe. Eu leio em média 50 livros ano. Amo ler, apoio a literatura nacional e autores nacionais! Ler é viajar, divagar, sonhar… Não abro mão!

    Reply
  5. Lindo post Bianca. PArabéns pela iniciativa. Concordo dom você com relação a pesquisa, onde ela foi feita? Pessoas que conheço também leêm muitos livros por ano. Beijos
    Eykler

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *