Back to top

As Vantagens de Ser Invisível de Stephen Chbosky – Resenha

As Vantagens de Ser Invisível 

as vantagens de ser invisivel

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Ano: 2007
Páginas: 223
Tradutor: Ryta Vinagre

Sinopse

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Página no Skoob
Página no Facebook

 

Impressões por Bianca Benitez

As vantagens de ser invisível é um livro composto de cartas, o autor dessas cartas é Charlie e através delas ele nos relata sobre seu passado, relação com a família, amigos e seus mais profundos sentimentos.

Charlie é um adolescente muito amável e dono de uma inteligência que ele nem percebe que tem. Ao conhecer seus amigos Patrick e Sam ele se sente finalmente parte de um grupo, e o carinho que tem por eles é enorme.

Há outras coisas que também envolvem o passado de Charlie, mas isso vamos observando com o decorrer da narrativa. Uma das características desse personagem é que ele sempre se mantém a margem dos acontecimentos, ou seja, ele ouve, entende, pensa sobre aquilo, mas não questiona com outras pessoas, não discorda, é como se mantivesse invisível.

“Eu me sinto infinito”

 

Um jovem adorável e amoroso, assim é Charlie, sensível e uma graça. Mesmo só observando os fatos que acontecem a sua frente, ele pensa sobre aquilo e reflete, fazendo diversos questionamentos e nos revelando em suas cartas. Entretanto sabemos bem que chega uma hora e precisamos nos posicionar, e essa hora chegará para ele também.

“Ele é invisível (…) Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende”

 

As vantagens de ser invisível é um livro tocante, cheio de descobertas da fase adolescente e seus dramas. Conseguimos muitas vezes nos identificar com as situações e com os personagens, a narrativa de Stephen Chbosky é leve, gostosa de ler e faz com que mergulhemos e conheçamos melhor o universo desse personagem maravilhoso.

Muitos outros assuntos surgem no livro, como abuso, agressão, preconceito, etc, e todos nos fazem refletir. O autor não criou um livro somente para nos entreter, mas para também nos fazer pensar. Mesmo sendo um livro destinado ao público juvenil, os adultos também deveriam ler, pois independente da idade, tenho certeza que você se identificará com algumas situações e os dramas vividos por Charlie.

“Então, eu acho que somos o que somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas.” 

 

O final nos surpreende, não foi previsível, e nada no livro foi fantástico, mas sim real. Os personagens se tornam palpáveis, reais. Um livro leve, cheio de experiências únicas, e com certeza recomendado.

 

maisblog_c6bea18f4e13b8fd9d14a4758ef6d9311346198594

Comentários

  1. Oi Bianca!!

    Esse livro é uma graça mesmo não é?
    Charlie é o menino mais adoravel do mundo!!
    acho que As vantagens de ser invisivel deveria ser leitura obrigatoria nas escolas.
    Já viu o filme? Lindo tb *-*

    Bjoo

    Reply
  2. Adorei sua resenha!
    Não li o livro, assisti, e foi exatamente isso que pensei ao vê-lo. Real e maravilhoso.
    Vale a pena assistir e tenho certeza que vale ainda mais ler.
    Parabéns
    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    Reply
  3. Aiii, que lindooo. Estou loucaa para ler este livro, mas ainda não me surgiu oportunidade de compra-lo, lendo sua resenha a minha vontade só aumentaaa.
    bjs

    Reply
  4. Faz pouco tempo que participei de um Clube de Leitura aqui em Campo Grande sobre esse livro. Muita gente emocionada, falando sobre como é dificil ser adolescente, mas que tudo passa. Adorei a sua resenha Bia!

    Reply
  5. oi, Bi, adorei sua resenha e ele está na minha lista. Sabe que nos Estados Unidos livros como esse está sendo chamado de Sick-Lit, uma termo um tanto pejorativo, pois que dizer mais ou menos ‘literatura enferma”, li isso ontem no Publisher News e até compartilhei no blog. Particularmente vejo como um livro para reflexão, principalmente para jovens em situações como essas e até seus pais. Sei que vou gostar dele, valeu.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *