Back to top

A Índia está com tudo !!!

Olá apaixonados,vamos a um post diferente hoje,assistindo ao seriado Jessie na Disney Channel com meus filhos fiquei pensando,como a cultura indiana está super inserida na literatura,filmes e séries,e achei que isso dava um post legal !!!!

O Ravi,que é interpretado pelo ator indiano Karan Brâr, é tudo!!!

A partir deste seriado eu comecei a viajar na cultura indiana e percebi que vários livros que li recentemente  tem a Índia como pano de fundo ou algum momento do livro se passa lá,e isso é ótimos,pois saímos do lugar comum das cidades dos Estados Unidos ou Inglesas,não que eu não goste da descrição destes lugares,mas novos ambientes são sempre bem vindos.

Livros que citam a Índia:

 

O livro mais famoso do momento,que tem a Índia como cenário,o personagem principal é um príncipe indiano e descreve bastante a religião e cultura deste país.

Em a Maldição do Tigre e na sua sequência,O Resgate do Tigre,várias entidades indianas são descritas,assim como alimentação,transporte e vários detalhes da vida diária do país.

Umas das deusas que mais me chamou atenção foi essa

Durga

Com quem Kelsey e Ren tem um encontro.

 Trechos interessantes:

“Apontei para um massa triangular recheada com legumes condimentados.

– Como se chama isto?

– Isto samosa.

Ela apontou um deles e em seguida o outro:

Rasmalai e baigan bartha.”

 

“…encontrei um capítulo sobre Hanuman e comecei a ler.

“Ele é um deus hindu,a personificação da devoção e da grande força física.Serviu ao seu senhor Rama indo a Lanka encontrar a esposa de Rama,Sita.”

 

“A deusa Durga era uma linda mulher indiana,porém com pele de ouro.Vestida em uma túnica de seda azul,fez um movimento e ouvi o sussurro do tecido deslizando.Jóias de todos os tipos adornavam cada braço.Elas cintilavam e resplandeciam.Reflexos das cores do arco-irís encheram o templo e incidiam de um ponto a outro quando ela se movia.”

 

 

Neste livro,muito se descreve sobre a religião e os deuses indianos,além da culinária e um pouco da música e lendas.

Mas não foi somente o livro do querido e lindo príncipe tigre Ren que fala na Índia,agora veremos mais alguns.

 

A jornalista e autora indiana Thrity Umrigar tem 05 livros lançados,escreve para o Washington Post, Plain Dealer, Boston Globe, além de outros jornais locais. Leciona Redação Criativa e Literatura na Case Western Reserve University.

Ganhou o prêmio Nieman Fellowship da Harvard University. É Ph.D. em inglês e mora em Cleveland, Ohio.

 

Página da autora no Skoob aqui

Seus livros:

A Distância Entre Nós 

Edição: 1
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 8520919537
Ano: 2006
Páginas: 336

Sinopse:

BOMBAIM, ÍNDIA. Duas mulheres. Duas vidas. Dois destinos que poderiam ser um só. Sera e Bhima estão indiscutivelmente ligadas, seja pelo silêncio ou pela cumplicidade. Mas ao mesmo tempo estão distantes, separadas por uma fronteira intransponível. Como se o fio que as une não fosse forte o suficiente para aguentar uma descarga elétrica, força que parece definir a sorte e a tragédia da patroa e da empregada. Duas vidas marcadas pela decepção, enganadas pela traição, sujeitas a uma sociedade cruel cuja voz berra e marca a fogo a existência dessas mulheres. A Distância Entre Nós é um romance avassalador, envolvente, intenso. Você não conseguirá parar de lê-lo, e não será o mesmo quando alcançar a última pagina. Acredite.

 

O livro conta a história de mulheres,a patroa e sua empregada,de castas diferentes que sofrem opressões por serem mulheres,o livro conta muito dos costumes indianos e a divisão por castas.

 

Um Lugar para Todos

Edição: 1
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520921920
Ano: 2008
Páginas: 304

Sinopse:

No casamento de um jovem morador de um prédio de classe média em Bombaim, homens e mulheres dessa comunidade ímpar se reúnem e recordam sua juventude, refletindo sobre as mudanças que os anos trouxeram. As vidas desses parses que cresceram juntos no edifício Wadia são reveladas em toda a sua complexa humanidade: a decadência de Adi Patel devida ao alcoolismo, a língua afiada da fofoqueira Dosamai, a traição e a dor-de-cotovelo de Soli Contractor. Testemunha de tudo isso, Rusi Bilimoria, um empresário desiludido, luta para encontrar o sentido da própria vida e manter unida uma comunidade prestes a se fragmentar.

O livro é sobre um casamento,em um prédio de classe média de Bombaim,chamado Wadia,os convidados vão chegando e todos têm que conviver,e durante a leitura você acaba percebendo que o prédio não é somente o lugar onde tudo acontece,mas quase o personagem principal e expectador de todas aquelas vidas.

 

A autora tem ainda mais 3 livros lançados:

A Doçura do Mundo

A Primeira Luz da Manhã

O Tamanho do Céu

 

A editora parceira Novo Conceito,lançou a alguns meses o livro Cruzando o Caminho do Sol,do autor Corban Addison,que é graduado em Direito pela Universidade de Virgínia e em Engenharia pela California Polytechnic State University, San Luis Obispo. O autor interessa-se especialmente por direitos humanos internacionais e é apoiador de inúmeras causas, inclusive da abolição da escravatura moderna. Mora com a esposa e com seus dois filhos em Virgínia.

Edição: 0
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630090
Ano: 2012
Páginas: 448
Tradutor: Mariângela Vidal Sampaio Fernandes

Sinopse:

Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um… Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

O livro conta a história de duas crianças indianas,que tem sua vida mudada depois que um tsunami devasta a cidade onde elas moram,agora orfãs são apresentadas a um futuro cruel de violência e devassidão até que sucessivos fatos fazem com que a vida delas cruze com a vida de Thomas,um advogado americano que trabalha em uma conceituada firma de advocacia.

Esses foram alguns livros que falam sobre a Índia e contam um pouco de sua história,costumes e cultura e é uma delicia conhecer um país sem sair de casa!!!!

Como eu disse lá em cima a Índia está com tudo na literatura.

E vocês apaixonados,quantos livros já leram que se passam na Índia?? Contem para gente!!!

Comentários

  1. ola
    meu nome é susana silveira faço faculdade de historia. Atualmente estou pesquisando sobre a índia.
    gostaria de saber como obter livros sobre a mesma, que fale do tah mahal. ficaria muito agradecida.

    Reply
  2. Minha amiga me indicou um livro e comprei….. o tigre branco……maravilhoso…fala da cultura da índia e o romance do empregado pelo patrão…é de tirar o fôlego….amei.

    Reply
  3. Também eu me apaixonei pela India, mas a partir de livros diferentes, os do escritor Javier Moro: O Sari Vermelho, uma aula de India contemporânea, Meia Noite em Bhopal, que narra a tragédia da Union Carbide, em 1984 e Paixão India , um conto de fadas. Imperdíveis. Vou procurar ler os que sugerem aqui.

    Reply
  4. A índia com certeza é um país Fascinante, sua multiplicidade de culturas e crenças o deixa ainda mais misterioso e curioso. Outro livro maravilhoso que conta um pouco das curiosidades da Índia é “Em busca de um final Feliz” de Katherine Boo que conta Uma história que se passa em uma favela dentro de Mumbai umas das cidads mais conhecidas da Índia.

    Reply
  5. “Sob o Sol da Índia” de Julia Gregson é maravilhoso!
    sinopse: O que pode acontecer quando três inglesas partem para a Índia em busca de amor e liberdade? O que será das expectativas e dos segredos que elas levam na bagagem? O imprevisível romance histórico “Sob O Sol Da India” (Agir, 2009) transporta o leitor a um mundo mágico, intrigante e colorido na Índia de 1928. A saga das três amigas inglesas é uma história de ambição, paixões, sobrevivência e amizade.

    Reply
  6. A Índia para mim é o lugar mais fascinante no mundo inteiro…eu amo tudo que fala a respeito de sua cultura.
    Sem duvidas a serie do tigre é uma das melhores, já li todos laçado no brasil.
    Cruzando o Caminho do SOL é maravilhooooso!
    Recomendo também Sua resposta vale um bilhão (Livro que inspirou o filme quem quer ser um milionário), As aventuras de PI (Super recomendado!), Namastê e Hotel Yoga – histórias da Índia.
    Bjoss, adorei o post!!!

    Reply
  7. Meninas, faz um tempinho que li um livro chamando Paixão Índia que conta a estória de uma moça espanhola que se casa com um Rajá, que já tinha mais quatro esposas. O livro te pega e vc não consegue largá-lo até terminar. A Índia ainda desperta interesse por não ter sido completamente desvendada polo mundo Ocidental. Tudo parece estar envolto a mágica, ao mistério. Adorei o post diferente! BJS!

    Reply
  8. Oii ;D

    Ótimo post!! Mas eu, como sei meio atrasadinha e nada na moda, ainda nao li nd que falasse da India hehehe O maximo que fiz foi assistir Caminho da India,que passou na globo hhhehe..

    Dos livros que falou eu tenho o Cruzando o Caminho do Sol, quero ver se leio logo pq ADOREI a trama, parece ser super intrigante!

    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    Reply
  9. Amiga, adorei o post. Bem diferente, e com ótimas dicas de leitura! Eu também nunca tive muita curiosidade sobre a Índia, mas gosto muito dos filmes românticos de lá. A literatura não conheço muito, mas com certeza o livro A Maldição do Tigre, nos deixa bem curiosos a respeito de suas crenças e tradições! Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

    Reply
  10. Bi, post lindo, já li quase todos os livro da Thrity, gosto muito dela. E a maldição do Tigre nem se fala né? Lindo, gostei muito. E realmente, as coisas indianas está muito em voga. Eu acredito que o boom maior foi depois do filme , “Quem quer ser um milionário”. gostei

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *