Olá apaixonados,vamos a um post diferente hoje,assistindo ao seriado Jessie na Disney Channel com meus filhos fiquei pensando,como a cultura indiana está super inserida na literatura,filmes e séries,e achei que isso dava um post legal !!!!

O Ravi,que é interpretado pelo ator indiano Karan Brâr, é tudo!!!

A partir deste seriado eu comecei a viajar na cultura indiana e percebi que vários livros que li recentemente  tem a Índia como pano de fundo ou algum momento do livro se passa lá,e isso é ótimos,pois saímos do lugar comum das cidades dos Estados Unidos ou Inglesas,não que eu não goste da descrição destes lugares,mas novos ambientes são sempre bem vindos.

Livros que citam a Índia:

 

O livro mais famoso do momento,que tem a Índia como cenário,o personagem principal é um príncipe indiano e descreve bastante a religião e cultura deste país.

Em a Maldição do Tigre e na sua sequência,O Resgate do Tigre,várias entidades indianas são descritas,assim como alimentação,transporte e vários detalhes da vida diária do país.

Umas das deusas que mais me chamou atenção foi essa

Durga

Com quem Kelsey e Ren tem um encontro.

 Trechos interessantes:

“Apontei para um massa triangular recheada com legumes condimentados.

– Como se chama isto?

– Isto samosa.

Ela apontou um deles e em seguida o outro:

Rasmalai e baigan bartha.”

 

“…encontrei um capítulo sobre Hanuman e comecei a ler.

“Ele é um deus hindu,a personificação da devoção e da grande força física.Serviu ao seu senhor Rama indo a Lanka encontrar a esposa de Rama,Sita.”

 

“A deusa Durga era uma linda mulher indiana,porém com pele de ouro.Vestida em uma túnica de seda azul,fez um movimento e ouvi o sussurro do tecido deslizando.Jóias de todos os tipos adornavam cada braço.Elas cintilavam e resplandeciam.Reflexos das cores do arco-irís encheram o templo e incidiam de um ponto a outro quando ela se movia.”

 

 

Neste livro,muito se descreve sobre a religião e os deuses indianos,além da culinária e um pouco da música e lendas.

Mas não foi somente o livro do querido e lindo príncipe tigre Ren que fala na Índia,agora veremos mais alguns.

 

A jornalista e autora indiana Thrity Umrigar tem 05 livros lançados,escreve para o Washington Post, Plain Dealer, Boston Globe, além de outros jornais locais. Leciona Redação Criativa e Literatura na Case Western Reserve University.

Ganhou o prêmio Nieman Fellowship da Harvard University. É Ph.D. em inglês e mora em Cleveland, Ohio.

 

Página da autora no Skoob aqui

Seus livros:

A Distância Entre Nós 

Edição: 1
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 8520919537
Ano: 2006
Páginas: 336

Sinopse:

BOMBAIM, ÍNDIA. Duas mulheres. Duas vidas. Dois destinos que poderiam ser um só. Sera e Bhima estão indiscutivelmente ligadas, seja pelo silêncio ou pela cumplicidade. Mas ao mesmo tempo estão distantes, separadas por uma fronteira intransponível. Como se o fio que as une não fosse forte o suficiente para aguentar uma descarga elétrica, força que parece definir a sorte e a tragédia da patroa e da empregada. Duas vidas marcadas pela decepção, enganadas pela traição, sujeitas a uma sociedade cruel cuja voz berra e marca a fogo a existência dessas mulheres. A Distância Entre Nós é um romance avassalador, envolvente, intenso. Você não conseguirá parar de lê-lo, e não será o mesmo quando alcançar a última pagina. Acredite.

 

O livro conta a história de mulheres,a patroa e sua empregada,de castas diferentes que sofrem opressões por serem mulheres,o livro conta muito dos costumes indianos e a divisão por castas.

 

Um Lugar para Todos

Edição: 1
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520921920
Ano: 2008
Páginas: 304

Sinopse:

No casamento de um jovem morador de um prédio de classe média em Bombaim, homens e mulheres dessa comunidade ímpar se reúnem e recordam sua juventude, refletindo sobre as mudanças que os anos trouxeram. As vidas desses parses que cresceram juntos no edifício Wadia são reveladas em toda a sua complexa humanidade: a decadência de Adi Patel devida ao alcoolismo, a língua afiada da fofoqueira Dosamai, a traição e a dor-de-cotovelo de Soli Contractor. Testemunha de tudo isso, Rusi Bilimoria, um empresário desiludido, luta para encontrar o sentido da própria vida e manter unida uma comunidade prestes a se fragmentar.

O livro é sobre um casamento,em um prédio de classe média de Bombaim,chamado Wadia,os convidados vão chegando e todos têm que conviver,e durante a leitura você acaba percebendo que o prédio não é somente o lugar onde tudo acontece,mas quase o personagem principal e expectador de todas aquelas vidas.

 

A autora tem ainda mais 3 livros lançados:

A Doçura do Mundo

A Primeira Luz da Manhã

O Tamanho do Céu

 

A editora parceira Novo Conceito,lançou a alguns meses o livro Cruzando o Caminho do Sol,do autor Corban Addison,que é graduado em Direito pela Universidade de Virgínia e em Engenharia pela California Polytechnic State University, San Luis Obispo. O autor interessa-se especialmente por direitos humanos internacionais e é apoiador de inúmeras causas, inclusive da abolição da escravatura moderna. Mora com a esposa e com seus dois filhos em Virgínia.

Edição: 0
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630090
Ano: 2012
Páginas: 448
Tradutor: Mariângela Vidal Sampaio Fernandes

Sinopse:

Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um… Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

O livro conta a história de duas crianças indianas,que tem sua vida mudada depois que um tsunami devasta a cidade onde elas moram,agora orfãs são apresentadas a um futuro cruel de violência e devassidão até que sucessivos fatos fazem com que a vida delas cruze com a vida de Thomas,um advogado americano que trabalha em uma conceituada firma de advocacia.

Esses foram alguns livros que falam sobre a Índia e contam um pouco de sua história,costumes e cultura e é uma delicia conhecer um país sem sair de casa!!!!

Como eu disse lá em cima a Índia está com tudo na literatura.

E vocês apaixonados,quantos livros já leram que se passam na Índia?? Contem para gente!!!

13 respostas a A Índia está com tudo !!!

  • Roberta clemente disse:

    Minha amiga me indicou um livro e comprei….. o tigre branco……maravilhoso…fala da cultura da índia e o romance do empregado pelo patrão…é de tirar o fôlego….amei.

  • Lais disse:

    Também eu me apaixonei pela India, mas a partir de livros diferentes, os do escritor Javier Moro: O Sari Vermelho, uma aula de India contemporânea, Meia Noite em Bhopal, que narra a tragédia da Union Carbide, em 1984 e Paixão India , um conto de fadas. Imperdíveis. Vou procurar ler os que sugerem aqui.

  • Victória disse:

    A índia com certeza é um país Fascinante, sua multiplicidade de culturas e crenças o deixa ainda mais misterioso e curioso. Outro livro maravilhoso que conta um pouco das curiosidades da Índia é “Em busca de um final Feliz” de Katherine Boo que conta Uma história que se passa em uma favela dentro de Mumbai umas das cidads mais conhecidas da Índia.

  • Fabiola Batista disse:

    “Sob o Sol da Índia” de Julia Gregson é maravilhoso!
    sinopse: O que pode acontecer quando três inglesas partem para a Índia em busca de amor e liberdade? O que será das expectativas e dos segredos que elas levam na bagagem? O imprevisível romance histórico “Sob O Sol Da India” (Agir, 2009) transporta o leitor a um mundo mágico, intrigante e colorido na Índia de 1928. A saga das três amigas inglesas é uma história de ambição, paixões, sobrevivência e amizade.

  • Gabriela disse:

    A Índia para mim é o lugar mais fascinante no mundo inteiro…eu amo tudo que fala a respeito de sua cultura.
    Sem duvidas a serie do tigre é uma das melhores, já li todos laçado no brasil.
    Cruzando o Caminho do SOL é maravilhooooso!
    Recomendo também Sua resposta vale um bilhão (Livro que inspirou o filme quem quer ser um milionário), As aventuras de PI (Super recomendado!), Namastê e Hotel Yoga – histórias da Índia.
    Bjoss, adorei o post!!!

  • Meninas, faz um tempinho que li um livro chamando Paixão Índia que conta a estória de uma moça espanhola que se casa com um Rajá, que já tinha mais quatro esposas. O livro te pega e vc não consegue largá-lo até terminar. A Índia ainda desperta interesse por não ter sido completamente desvendada polo mundo Ocidental. Tudo parece estar envolto a mágica, ao mistério. Adorei o post diferente! BJS!

  • Rapha disse:

    Oii ;D

    Ótimo post!! Mas eu, como sei meio atrasadinha e nada na moda, ainda nao li nd que falasse da India hehehe O maximo que fiz foi assistir Caminho da India,que passou na globo hhhehe..

    Dos livros que falou eu tenho o Cruzando o Caminho do Sol, quero ver se leio logo pq ADOREI a trama, parece ser super intrigante!

    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

  • Lia Christo disse:

    Amiga, adorei o post. Bem diferente, e com ótimas dicas de leitura! Eu também nunca tive muita curiosidade sobre a Índia, mas gosto muito dos filmes românticos de lá. A literatura não conheço muito, mas com certeza o livro A Maldição do Tigre, nos deixa bem curiosos a respeito de suas crenças e tradições! Bjus
    Lia Christo
    http://www.docesletras.com.br

  • Bi, post lindo, já li quase todos os livro da Thrity, gosto muito dela. E a maldição do Tigre nem se fala né? Lindo, gostei muito. E realmente, as coisas indianas está muito em voga. Eu acredito que o boom maior foi depois do filme , “Quem quer ser um milionário”. gostei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editoras parceiras

Mr. Romance na Amazon !!!

Romances de Época na Amazon

PageRank