Back to top

A Costureira de Kate Alcott – Resenha

 

 

a costureria

 

Edição: 1
Editora: Geração
ISBN: 9788581301310
Ano: 2013
Páginas: 376
Tradutor: Ana Carolina Mesquita

 

Sinopse

Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

 

Página no Skoob

Impressões por Bianca Benitez

Tess Collins quer deixar o status de serviçal na Inglaterra  e convence Lucile Duff Gordon,no momento de embarque ao Titanic a levá-la com ela,é sua chance de mudar de vida.Ela se encanta com o mundo de Lucile,uma estilista famosa,e no navio fica mais deslumbrada ainda.Tess conhece Jin,um marinheiro que também está tentando fugir da vida miserável que leva no velho continente.

Tratada as vezes como serviçal,outras como secretária e ajudante por Lucile,deixando-a cada vez mais apaixonada por seu trabalho e em fazer parte do seu mundo,mas Tess também é objeto de encantamento,tanto por Jin,quanto por Jack B,um homem rico que se apaixona por sua inocência e beleza,e um mundo de possibilidades se abre no horizonte de Tess Collins.

Mas o Titanic naufraga,mudando e entrelaçando para sempre a vida de todos eles,pois eles são sobreviventes,mas um senador americano quer saber realmente o aconteceu na noite do desastre e todo tipo de confusão começa,uns vitimizados e outros serão terrivelmente vilipendiados pela imprensa norte americana.

Tess precisa descobrir a verdade,o que realmente aconteceu e decidir que caminho seguir nessa nova vida.

Quando iniciei a leitura,achei a narrativa um pouco lenta,mas interessante ao mesmo tempo,confuso mas a verdade,pois ela descreve com primor todo o luxo do Titanic e após o naufrágio todo o horror do desastre,e principalmente tudo o que aconteceu com os sobreviventes,a tentativa de todos em esquecer ao mesmo tempo que se busca a verdade e um culpado.

No meio de tudo isso,temos a nossa protagonista forte,mas em dúvida.Ela tem um sonho em trabalhar como costureira e Lucile pode  abrir todas as portas para ela,mas a um custo muito alto e Tess fica extremamente confusa em relação a que decisão tomar.

A busca de várias mulheres pelo sucesso, independência  e reconhecimento recheado de fofocas,desencontros e mentiras.

A autora mistura fatos reais com ficção com maestria e nos faz reviver com muita emoção tudo o que aconteceu ao famoso navio e com aqueles que nele estavam.

Os questionamentos da personagem são profundos e nos fazem refletir sobre o que realmente queremos e que preço estamos dispostos a pagar pelo que desejamos.Leitura prazerosa,mas lenta,a capa é linda ,a diagramação é perfeita e não encontrei nenhum erro de revisão,fiquei um pouco perdida com a divisão das datas e acontecimentos narrados no livro,mas nada que atrapalhasse o entendimento.

 

 

Livro gentilmente cedido pela

geração editorial

 

 

 

assinatura.fw

Comentários

  1. Vc me fez lembrar que comprei um livro e veio o primeiro capitulo desde livro de brinde e eu li e fiquei doida pra ler o resto, mas aí o tempo passou e esqueci dele!!! Agora quero mais ainda!!v hahahahahaha
    Poxa dei mole, mas vou ver se compro, nossa minha lista não diminui nunca!
    bjoss

    Reply
  2. Eu gostei muito desse livro. Achei que o fato dele ser menos romântico do que estou acostumada, o deixou mais interessante para mim. Focar em figuras femininas para construir a narrativa foi uma grande sacada da escritora.

    Reply
  3. Primeiramente tenho que dizer que adorei a capa do livro. Simplesmente Linda e que chama bastante atenção. Já a sinopse do livro, eu também gostei bastante, pois a história parece ser bem interessante e adoro livros assim que mostra que para qualquer pessoa é possivel realizar seus sonhos.

    Eu até me lembrei de uma coisa da série Gossip Girl…Já assistiu né ?
    Lembra da Janne ?? então…Ela queria e que queria ser uma estilista famosa e tals, correu atrás, apesar de não ter dado lá muito certo, mas foi bacana de uma certa forma.

    Enfim…Gostei muito…Parabens pela sua postagem
    Depois passa no meu cantinho que tem um post novo.
    Se cuida linda e um bom domingo pra vc

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *